quarta-feira, 8 de abril de 2009

COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO?




Será que terei leite suficiente para alimentar meu bebê?
Como fazer para produzir leite assim que o bebê nasce? É uma pergunta frequente da maioria das gestantes e mães.
Para as gestantes,importante saber que alguns hormônios durante a gravidez, fazem o preparo das mamas e da produção do leite materno, que vai ocorrendo com o passar dos meses. Inclusive algumas gestantes percebem o colostro saindo de suas mamas , porém outras , sequer vêem ou sentem essa produção  de colostro ocorrer! Isso não é nada de anormal! Em relação á gravidez , fazer comparações pode ser muito perigoso! Cada organismo é único! O importante é saber,que, como a Natureza é sábia, ela está lá , agindo silenciosamente para que, após o parto,com a 1a mamada do bebê , o leite comece a descer.A maioria das mulheres, apresenta quantidade de leite suficiente para amamentar seus bebês, inclusive as mâes de gêmeos !
E para as mães, saber que nos primeiros dias do bebê nascido, embora sejam levadas a acreditar que não possuam leite ou que sua produção é pequena, ou que o leite é pouco,não desceu, tá "fraquinho".. porque profissionais de sáude , familiares, amigos, que não possuem conhecimentos corretos sobre a fisiologia da amamentação, informam equivocadamente isso tudo, SIM! Ela produz o colostro e que sua descida pode ocorrer até 72 horas após o parto .Se o "universo" faz a mãe acreditar que não produz leite suficiente,o leite de fórmula é dado para o bebê, interferindo negativamente,muitas vezes, sem necessidade, na produção e  descida do leite materno,diminuindo a frequência de mamadas principalmente na livre demanda!
O tipo de parto, as interferências pré e pós parto,o emocional da mãe , podem influenciar nessa descida do leite de forma positiva (ou não!),além disso, a apojadura( que é quando o leite desce),pode demorar alguns dias para acontecer, o que não significa que a mãe não tenha leite desde o início.
Para produzir leite após o nascimento do bebê, a mãe deve amamentá-lo tão logo ele nasça -de preferência,na sala de parto ou na 1a hora de vida do bebê( solicitar que o bebê fique com a mãe após o parto). Essa atitude promoverá, não só a estimulação da descida do leite,mas também a diminuição do sangramento pós parto ,a reduzir o tamanho de seu útero, formação do vínculo com seu bebê!
É lei de oferta e procura "láctea": Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe produzirá!
O volume do leite materno pode variar de acordo com 
*a frequência das mamadas *a demanda do bebê  *a idade dele *a capacidade da glândula mamária *a exposição da mãe á algumas situações de vida que podem interferir na produção: volta ao trabalho( gera estresse e insegurança na mãe),dar outros alimentos ao bebê (diminuem a sede,a fome), uso de chupetas e mamadeiras(fazem confusão na forma de sugar)
* o tempo em que o bebê fica mamando no peito * a interrupção das mamadas noturnas( o pico de prolactina-hormônio que produz o leite materno, é maior á noite) * a rigidez nos horários e tempo de mamada( se você estipula tempo, o bebê pode não esvaziar a mama o suficiente, não se saciar e não estimula a produção) *alguns tipos de cirurgia redutora de mama com perda ou retirada de tecido glandular *algumas doenças maternas * o uso de pílulas combinadas(com estrogênio e progesterona) *o uso de bicos de silicone( impedem a adequada estimulação mamilo-aréola, feita pela boca do bebê diretamente ao peito , podem levar á confusão de bicos, provocar gases no bebê,além de dificultarem o esvaziamento da mama ,por não promoverem uma boa pega da areóla.) *a presença de fissuras/rachaduras nas mamas,ductos bloqueados- pois promovem dor, estresse,...) * o entusiasmo da mãe para amamentar seu bebê * a pega do peito feita pelo bebê ( se o bebê pega o peito de forma ineficaz, não promove um bom esvaziamento da mama) *alguma doença do bebê que dificulte as mamadas * o apoio logistico e emocional á mãe que amamenta ( se ela se sente amparada,estimulada, tranquila,segura,despreocupada com os afazeres do lar,  provavelmente ela relaxará) . A falta de apoio social,da família ou amigos,podem estimular o uso de mamadeiras e chupetas
                                                                  Como resolver isso?

* Dar o peito o maior número de vezes possível de dia e de noite!  * Abolir as mamadeiras e chupetas, porque ambas ,promovem um movimento de sucção totalmente oposto á ordenha feita no peito da mãe ,podendo levar á confusão de bicos,( é mais fácil e mais rápido de se obter o leite na mamadeira. No peito,  há um esforço maior para retirá-lo.) *Descansar físico e mentalmente- cansaço físico,estresse, medo,angústia, receios,inseguranças, dúvidas, ansiedades- tudo isso libera adrenalina na corrente sanguinea que acaba interferindo na descida do leite  * Corrigir a pega do peito feita pelo bebê  *Aumentar a ingestão de líquidos; se alimentar bem *Buscar ajuda e apoio com pessoas que já passaram pela experiência de amamentar com êxito ou com profissionais que conheçam profundamente do assunto.
* Ajudar a mãe a acreditar na sua capacidade plena de alimentar seu filho!

55 comentários:

  1. Olá Cláudia, PARABÉNS pelo que vc escreveu pois tira muitas dúvidas de mães que como eu estão DESESPERADAS... Meu Bebê tem 3 meses e 11 dias, primeiramente tentei amamentar mas ele não estava pegando peso suficiente, então a pediatra passou complemento de nan1, na outra consulta ele começou a recuperar o peso ,no entanto ela disse que teria que aumentar em média 1 kilo por mês então me mandou passar para o leite completamente, fiquei muito triste mas fiz isso por ums dias. Mas meu desejo de amamentar tem sido maior que as dificuldades então pesquisei e descobri um método de relactção com uma sonda... então coloquei em prática, então o leite veio mas tenho notado que é pouco ums 20ml em cada mama, será que é só isso nessa fase ou será que tenho pouco leite mesmo? tenho tomado muita áqua, me alimentado bem colocado ele para mamar (sempre antes do complemento ou com a sondinha)coisa que ele não fazia mais peço sua ajuda me diga como deve ser o volume de leite nesse começo e depois de alugums meses? te agradeço se puder me ajuda. Beijos
    Me chamo Diana Sampaio e meu email é dianasampaio2008@yahoo.com.br te agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  2. Oi Diana!
    Imagino sua preocupação e a frustração sentida diante de ter percebido o pouco ganho de peso do seu bebê.
    Geralmente,quando o bebe é muito novo, esse ganho de peso pode ficar aquem do esperado, por conta do bebe,nao mamar o leite do final da mamada,chamado de leite posterior,rico em gorduras, responsavel por fazer o bebe matar sua fome e engordar. Isso também pode ocorrer, por conta de se marcar tempo de mamada(ex:20 minutos num peito e 20 minutos no outro).Bebes novinhos dormem muito durante as mamadas e nenhum ser humano, consegue comer ININTERRUPTAMENTE por 20 minutos... Ficar tb sugando o peito por horas, faz um gasto calorico no bebe, podendo levar ao baixo ganho de peso.
    Já que vc está relactando,relembro que,quanto mais seu bebe sugar no peito, mais chances dessa produção aumentar cada vez mais! Banhos de sol nas mamas,por 15 minutos ,ingestao de liquidos, descanso fisico e mental, acreditar que vai conseguir reverter esse quadro!(porque tem tudo pra conseguir,sendo que o principal, é o desejo de amamentar somente no peito!) Ordenhar as mamas antes de oferece-las(uns 20/30ml) e só depois,dar de mamar,para garantir que seu bebê mame o leite do final de mamada.
    Oferecer 1 peito por mamada tb pode ajudar! Até sentir que sua mama esta bem macia!!!!
    Continuar fazendo o que ja esta realizando: primeiro dar o peito e só depois complentar na sonda
    Não usar mamadeiras!
    Lembre-se: quanto mais o bebe suga,mais leite se produz!
    Grande abraço
    Mande noticias!

    ResponderExcluir
  3. Claudia, minha irmã fez uma cirurgia redutora de seios e agora tem dificuldade de amamentar. As dicas que você dá servem para ela ou é necessário procurar um especialista?
    Abçs
    Ana Luzia

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    Dependendo do tipo de cirurgia redutora, pode haver uma diminuição no volume de leite produzido,porém, ,há algumas mulheres que conseguem amamentar mesmo que parcialmente tendo que complementar,por nao quererem deixar de vivenciar a amamentação( e isso deve ser estimulado!)
    SEmpre que realizo os Encontros de Gestantes com a Amamentação, oriento as mães a terem a mesma conduta das mães que nao fizeram a cirurgia e caso ,elas detectem pouca produção, que façam a relactação:
    *uso de sonda naso ou orgastrica no 4 ou 6 com a extremidade cortada e arredondada (abaulada pelo fogo) para não machucar a boca do bebê. A ponta da sonda fica junto ao bico o peito (pode ser presa com uma fita micropore) e a outra ponta da sonda é mergulhada no leite. O leite pode estar em uma seringa, copinho ou qualquer vasilha limpa.

    O recipiente que contém o leite deve estar em local mais alto do que o peito. Assim, a sonda se enche e leva o leite até a ponta que está junto ao bico, chegando à boca da criança que está mamando. Pode-se então abaixar o recipiente para forçar a sucção. Se o líquido estiver na seringa, basta comprimir o êmbolo devagarzinho.

    Que tal sugerir á ela a relctação?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Claudia!
    Meu nome é Rai Machado
    Tenho uma bebe, Clarinha, que está agora com 2 meses e meio. Ela mama exclusivamente no peito desde que nasceu, porém tenho percebido meus seios mais murchos ultimamente. Ela nunca reclamou de fome, mas estou um pouco preocupada, será que minha produção de leite está diminuindo? Gostaria muito de amamentá-la exclusivamente no seio até os 6 meses, será que consigo?
    Meu primeiro filho mamou até 1 aninho, mas ele era mais guloso, mamava mais que ela. Sempre deixo ela mamar quando e quanto quiser. Me ajude!!!

    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  6. tenho um filho de 2 meses ela mama no peito e no nan quando ele mama no peito ele se irrita e chora ai eu dou a mamadeira dai ele fica calminho, por isso q eu queria saber o q é bom para aumentar o leite materno

    ResponderExcluir
  7. Oi Railda!
    Parabens pela bebe !
    Interessante como uma gestação e uma amamentação são completamente diferentes uma da outra não?
    Quando achamos que sabemos tudo, vem algo que nos surpreende e nos desafia!
    Existe uma situação chamada de "crise transitoria da amamentação- que é quando o bebe está naquela fase do estirão e seu organismo necessita de uma maior quantidade de leite materno.
    O leite materno vai se adequando a demanda do bebe- se ele bebe muito,se produz muito, se bebe pouco,se produz pouco.
    Portanto,se realmente for essa crise, ela passa pricnipalmente se vc der de mamar pa ra seu bebe , o maior numero de vezes possível(inclsuive á noite!) Você pode diminuir o intervalo entre as mamadas.
    A mãe realmente percebe como se sua produção diminuisse muito, o bebe fica mais irritado ao sair do peito(ou ate mesmo antes de ir),dando uma sensação á mae de que, nao esta saciado!
    Espero que tudo se resolva com tranquilidade!
    Quanto amis vc der o peito, mais leite será produzido!
    Confie e siga adiante!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Seu filhote provavelmente esta fazendo a tao conhecida "confusão de bicos".
    Ele ja percebeu que é dado á ele uam forma de mamar mais rapida e menso trabalhosa..
    Sabe a frase:quem nao chora,nao mama!?
    Ele esta seguindo a risca essa frase!!!!
    O peito exige do bebe ume sforço muscular grande e a mamadeira,nao exige esforço algum!
    Caso vc opte por dar somente o peito ao seu bebe, tem como faze-lo,porque ele ainda ´e novinho.
    Procure informação sobre a translactação(ou relactação),ok?
    Para aumentar o leite materno, nada melhor do que: mãe sem preocupações, muitos liquidos sendo ingeridos e muito peito sendo dado,sem uso de nenhum outro alimento diferente do leite materno
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Olá Claudia,
    Obrigada pela resposta!
    Hoje minha bb está com 4 meses e meio e só mama no peito e a minha produção não a deixa com fome, pelo contrário, ela está bem gordinha, cheia de dobrinhas, nem parece que só toma meu leite. estou super feliz! Se Deus quiser minha filha vai mamar até pelo menos 2 aninhos.

    Um beijo e muita paz!

    ResponderExcluir
  10. oi meu bebe tem tres meses e meu leite ta muito pouco nao sei mas o que eu fasso para aumentar meu leite eu queria muito poder amamentar ate os seis meses mais ta dificio!!!
    vc poderia mim dar umas dicas para meu leite nao secar???

    ResponderExcluir
  11. Olá Claudia,
    Parabéns pelo blog!
    Tive neném na última quinta-feira e até hoje (domingo) tenho notado somente um pouco de colostro quanto aperto o bico sai uma gotinha em cada aberto que dou. Isto é normal? Será que está alimentando minha nenenzinha?
    Um abraço, Aline

    ResponderExcluir
  12. Tatiely e Rogério,
    Fiquei um bom tempo sem postar nada no blog(pura falta de tempo mesmo - me preparando pra concursos, casa,filhos, festas de final de ano,etc...)
    Mesmo que vcs já não tenham mais dúvidas, vai aqui uma resposta:
    Tatiely, pouca produção de leite,pode ter variados motivos,como postei no tópico. Cabe vc "ouvir" o que vem lá de dentro de vc para desconfiar o que possa estar causando essa baixa produção.
    Uma coisa é certa: se vc continuar dando somente seu peito, sem que os intervalos sejam grandes, sem uso de mamadeiras ou outros alimentos na dieta do bebê, seu organismo,produzirá como antes!
    Abração

    ResponderExcluir
  13. Aline!
    O leite materno já começa a ser liberado assim que a placenta é retirada da mãe ainda na sala de parto. Começamos a liberar o colostro e em algumas mulheres, o leite( aquele branco!!!),pode demorar até uns 5/6 dias para descer.
    Continuar amamentando sua filhota com intervalos de até 3 horas, somente seu peito, deixando ela mamar ate vc sentir que sua mama esvaziou bem ou até ela largar o peito!
    Caso ela durma nas mamadas(o que é muito natural em bebes novinhos), procure meios de despertá-la,para que ela vá ao peito e mame!
    Mantenha-se tranquila!
    A natureza é sábia quando não interferimos negativamente.
    Parabens pela filhota

    ResponderExcluir
  14. Olá Claudia, parabéns pela iniciativa do Blog é muito interessante eu estou passando por um outro tipo de stress meu bebê esta internado na uti neo não recebeu alta comigo devido a prematuridade nasceu com 35 semanas , no inicio eu consegui amamenta-lo ele pegou no meu peito facilmente, mas depois foi entubado para não forçar muito os pulmões, que estão em lenta formação. Eu tenho ido todos os dias ao banco de leite do hospital e percebo que consigo retirar no maximo 60ml de leite o que eu acho pouco para alimenta-lo , e quando chego em casa não sai quase nada .gostaria de saber se há algo que eu possa fazer em casa além da alimentação adequada e dos liquidos para aumentar o meu leite para quando o meu principe tiver alta eu possa alimenta-lo prontamente. Vanessa // meu email: vanessacardosodealmeida@yahoo.com.br obrigada

    ResponderExcluir
  15. Oi Vanessa!
    Imagino seu estresse,diante da internação de seu bebê.Não deve ser nada fácil, estar de alta e deixar seu bebe internado.
    Parabens por estar continuando a amamentá-lo por enquanto através da ordenha; muitas mães são desestimuladas a continuar e outras infelizmente, pelo fator emocional que influencia a produção do leite, não conseguem ir adiante!
    60 ml é pouco? Claro que não!
    É uma excelente quantidade para quem está sobre uma pressão emocional grande!
    Para aumentar a produção do leite materno, além do que vc ja vem fazendo(se alimentar bem e ingerir bastante liquidos), o banho de sol nas mamas por uns 10 minutos e ordenhas frequentes (não somente para levar para ele ou nas horas das mamadas, mas o maximo de vezes possível durante o dia principalmente), ajudam e muito ! .
    Quanto mais o peito for estimulado para a saida do leite, mais leite o organismo vai produzindo.
    Sugiro que, quando for se ordenhar, antes, massagear bem as mamas por alguns minutos, pensando amorosamente em seu bebê, ou vendo uma fotinho dele, ou tendo alguma roupinha por perto,pois isso facilita a descida do leite. E depois, partir pra ordenha,tendo em mente que qualquer ml, estará protegendo seu bebê de infecções/doenças.
    Eu acredito muito na força do pensamento e força do amor!
    O estresse natural que vc sente, deve ser combatido diariamente com um pensamento bastante positivo de que, tudo dará certo,apesar das dificuldades momentaneas!
    Daqui fico na torcida de que em breve ,voces estejam juntos, curtindo cada mamada.
    Me dê notícias suas e de seu bebê,ok?
    Um grande e caloroso abraço

    ResponderExcluir
  16. Oi Claudia!
    Meu nome é Mônica e meu email eh monicacamposshotmail.com
    Tenho um filho de 2 meses e 15 dias, sempre dei somente os seios e água no copo p/ ele (pois moro em Cuiabá, uma cidade quente de mais). Desde o nascimento, meus seios sempre ficaram cheios, sempre escorriam, no entanto que ele engodava 60gr por dia! Agora ele mama ainda nos seios e dorme a noite inteira como de costume, mais meus seios não acordam cheios e doloridos como antes... Ele sempre dormiu das 11 da noite às 6 da manhã, às vezes eu o acordava às 5:00 ou 5:30 p/ amamentá-lo... Mas sinto que meu seios estão muchos mesmo assim ele mama e não reclama de fome aparentemente! Ainda dorme a noite toda, o que pode ser isso??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Oi Mônica!
    Parabens pelo filhote!
    O nosso organismo inicialmente produz muito porque,ele ainda nao "sabe" a quantidade que irá satisfazer a fome do nosso bebê.
    A partir do momento que, em cada mamada, o bebê mama, o organismo vai entendendo que essa produção deve ser mantida de acordo com a demanda do bebê,entende? Nem mais, nem menos, nem excessos! A Natureza é sábia!
    Você ainda sinaliza que, apesar de achar que seu peito não está produzindo como antes,seu bebê está bem!
    Observar: se ele esta urinando bem, engordando, ficando bem durante o dia demonstrando saciedade...
    SE você achar que realmente seu peito diminuiu a produção, é só você oferecer o peito mais vezes (pelo menos durante o dia),pois a produção do leite materno se compara com a lei da oferta e da procura:
    Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido!!
    Um abração

    ResponderExcluir
  18. Oi Claudia!
    Sou eu Mônica, mais uma vez...

    Pois é... ainda estou com pouco leite, em umas dessas consultas de rotina com o pediatra, percebmos que ele realmente perdeu peso. Então entramos com o Domperido (p/ descer meu leite), mais não adiantou, então foi preciso complementar com outro leite, mesmo assim, antes de complementar, ele já pegava pouco meu peito, era uma briga p/ mamar, mais mamava, depois que entrou com o complemento (mamadeira), ele ainda não suga muito... Isso realmente me preocupa, pois ele sempre dormiu a noite inteira, e mesmo emagrecendo dormia bem, agora ele continua mamando com a mesma frequencia, e mesmo assim não engorda muito, dá a impressão que ele não gosta de leite nenhum! Isso será que existe mesmo?? Ainda sim ele mama no peito só estiver domrmindo, pq se acordar ele não pega o peito de jeito nenhum, apronta um berreiro! Mais meu leite está voltando ao normal, continuo com o remédio e tiro leite o dia inteiro, e faço ele mamar esse leite que tirei tbm... mesmo assim ele não mama muito p/ uma criança do tamanho dele... Ele mama +ou- de 4 em 4 horas e nem 120 ml, às vezes mama 60 ml... acho pouco de mais! O que me dá um pouco de tranquilidade é saber que ele está crescendo bem, atualmente está com 67 cm e 6,300 kg...

    Me ajude por favor!!! O que eu posso fazer nessa situação???

    Bjus

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. oie estou indo para o meu terçeiro filho e nunca tive o prazer de amamentar os meus dois primeiros filhos por muito tempo no maximo por 2 meses e o leite sumia qreia poder amamentar esse que esta vindo por mais tempo
    faço tudo certinho me alimento bem bebo bastante liquido levo uma vida tranquila mas ñ sei porque isso acontesse minha mae tambem era assim o que eu posso estar fazendo me ajude por favor

    ResponderExcluir
  20. Olá Cláudia,

    Me chamo Adriana e a minha dúvida é: ''Até em que ponto a chupeta pode atrapalhar na amamentação''? Pois o meu filho de 2 meses e 12 dias mama muito bem e desde 1 mês ele a usa(só para dormir).

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  21. Elivania,parabéns pela chegada do 3o filhote!Como mãe, posso te dizer que talvez o que tenha te faltado, foi um bom profissional de saúde que conhecesse sobre amamentação(principalmente em como lidar com as dificuldades); além disso,a falta de ter por perto maes com experiencias positivas na amamentação. O mais comum, é encontramos mães que tiveram probelmas diversos e que não conseguiram amamentar ou amamentaram por pouco tempo.Quando estamos diante de comentarios e vivencias negativas, na menor dificuldade,tambem passamos a achar que não conseguiremos vencer as nossas!
    Portanto, informe-se!Busque bons sites.Recomendo alguns no link aqui do blog.
    Você já tem a vontade e isso já é muita coisa!
    Depois do parto,procure amamentar seu bebe pelo menos após a 1a meia hora de vida do bebe ou até a 1 a hora de vida; deixe-o ficar contigo no quarto direto,para que vc possas amamentá-lo sem horarios rigidos; caso tenha dificuldades,procure um Banco de leite em sua cidade.
    No mais, curta sua gravidez, ouça suas intuições e seja feliz!

    ResponderExcluir
  22. Adriana!
    Chupetas e outros bicos artificiais, estimulam o bebê a sugar de forma totalmente diferente do que a ordenha que ele faz n peito e isso,pode levar o bebê a fazer uma "confusão de bicos"!
    Além do que, a sucção sem a retirada de leite,pode levar o bebê a ganhar pouco peso ou até memso ,perder peso, por ser uma sucção não nutritiva.
    Que tal tentar faze-lo dormir sem associar o uso da chupeta?

    ResponderExcluir
  23. Olá, eu sou a Lu, e tambem tenho passado por uma tristeza muito grande com relação à amamentação. Fiz cezarea em 16 de Março e meu leite demorou para descer e quando dessceu, foi pouco. Minha bebê começou a perder peso, e a pediatra entrou com complemento já na primeira semana dela. Como minha vontade de amamentar é muita, e minha nenem começou a ficar preguiçosa no peito, resolvi tirar o complemento para tentar fazê-la pegar o peito de uma vez. Aparentemente estava dando certo, mas ontem eu pesei ela e não engordou muito. Esta com 50 dias e 3. 490. Engordou somente 290 gramas desde o ultimo dia 16 de abril. Provavelmente terei de voltar ao complemento, o que me deixa profundamente triste comigo mesma. Alem disso, ela regurgita muito, e não sei o que fazer. Acho que vou tentar a técnica de relactação. Bjs, muito bom ler seu blog e ver que existem pessoas que tambem estão passando pelo mesmo problema que o meu. Bjs e fik com Deus!!!

    ResponderExcluir
  24. olá,a minha pergunta é minha filha teve bebe parto normal nos primeiros dias havia bastante leite mais agora já fazem 1mes e20dias ela sene que o seios ñ estão cheios como antes a criança tem muitas colicas e esse é o motivo de que eu aconselho ela ñ comer de tudo a criança ñ mama os dois seios na mesma hora parece satisfeita com um só em cada mamada pesso um conselho do que na verdade quais são os alimentos e frutas que ela não deve comer já que o bebe tem muitas colicas desde ja eu agradeço

    ResponderExcluir
  25. Oi Claudia
    Tenho um bebê de 2 semanas que mama no tempo certinho (2 em 2 horas de dia e 3 em 3 horas a noite), e já ganhou 400 gramas desde q recebi alta. Mas nesses 2 ultimos dias percebi que as minhas mamas estão mais vazias praticamente o tempo todo, e não estou conseguindo mante-lo em uma só mama por mamada pois no final parece q ele fica chupetando e não engole o leite, até q cochila, mas quando vou coloca-lo no berço ele acorda querendo o peito d novo, e assim sucessivamente até q eu ofereça a outra mama, aí ele mama bem, com força e engolindo bastante leite e dorme bem durante 3 horas. Mas na proxima mamada, a sensação q eu tenho, é q não deu tempo de encher as mamas q ainda estão bem macias. Será q vc pode me ajudar? Obrigada. Michele

    ResponderExcluir
  26. meu bebe tem 6 meses, e meu leite esta sendo pouco para ele, não sei como aumentar aprodução de leite.

    ResponderExcluir
  27. Ola Claudia,
    O meu filho esta com apenas um mes. Consegui amamenta-lo por apenas 15 dias. Depois disso fui internada e tomei algumas medicacoes que me proibiram de continuar. Porem agora eu gostaria de voltar a amamenta-lo. E' possivel fazer com que o leite volte? Como posso ? Eu estava tendo bastante leite mas agora nao tenho nada.
    Obrigada, Alessandra

    ResponderExcluir
  28. Ola preciso de ajufa urgente,
    pois tenho mta vontade de amamentar mais estou cm dificuldades.. eu tinha bastante leite porem começei tomar anticoncepcional o que não é de amamentar o minima,e meu leite diminuiu totalmenti fui ao pediatra ele me receitou remedios pra voltar o leite,mais no periodo em q meu leite estava pouco eu dei mamadeira ao meu filho,e agora ele tem preguiça de sugar meu peito ele só mama qdo o leite vem bm facil no caso o primeiro leite que é agua
    o leite que engorda ele nao suga pq tem preguiça começa chorar e nao mama,
    e ele esta perdendo peso tenhu notado tbm que ele urina mto pouco estou preocupada
    as vezes deixo ele com fome pra ver si ele suga mais nao,aii acabo dando mamadeira dinovo
    eu gostaria muito de amamentar,preciso de ajuda!
    Obrigada Fabriny..

    ResponderExcluir
  29. Olá Fabriny!
    POis é, os anticoncepcionais incompativeis com a amamentação( as chamadas pílulas combinadas:progesterona e estrogênio), interferem negativamente na produção do leite materno,além disso, vc usou a mamadeira que ajuda mais ainda a diminuir a produção e pode levar a um desmame precoce,pq a forma de sugar a mamadeira, é mais rápida e mais fácil.
    Natural o bebê não querer se "esforçar" mais para ordenhar a mama...
    Você não diz quanto tempo tem seu bebê, mas, se vc quer amamentá-lo,sugiro que faça a relactação.
    É uma técnica simples, barata que ajuda a mãe a aumentar a produção do leite materno e desestimula o uso de mamadeira pelo bebê.
    Outra coisa que vc pode fazer, é ordenhar um pouco seu leite(uns 20 ml) antes de oferecer o peito e só depois oferece-lo(para garantir a saída do lete posterior).
    Se ele esta urinando poucoto, pode ser devido a pouca hidratação!
    Caso tenha dúvidas sobre a relactação, procure um banco de leite perto de vc e busque ajuda,ok?
    Um grande abraço,desejando que tudo volte ao que no íntimo,vc deseja!

    ResponderExcluir
  30. Claudia meu filho esta com 4 meses
    bom ele ainda esta naquele mesmo jeito
    no peito e na mamadeira
    mais só pega ao peito qdo vem fácil
    mama mais a mamadeira que o peito
    o peito ele mama sempre que quer dormir
    e a noite muitoo rsrs
    Fabriny

    ResponderExcluir
  31. Oi Fabriny!
    Vc conseguiu fazer a relactação que lhe sugeri?
    Bom,mas a noticia boa é que mesmo com a mamadeira, ele continua mamando ,né? Porém, devido a ele mamar mais a mamadeira do que o peito, sua produção foi diminuindo!
    SE ta bom pra vcs, tá tudo beleza!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  32. siim eu fiz a relactação q vc falou
    mais acontece que ele mamava e chorava
    pois ele só pega qdo o peito esta cheio
    e como eu tirava uns mls antes,
    saia o primeiro leite o que vem fácil rsrs
    e depois ele chorava e nao mamava,
    aah a noticia boa é que ele dorme a noite inteiraa agora,nao chora mas pra mamar a noitee.. e continua no seio e na mamadeira,
    faser o que espero q ele nao largue o peito
    eu amo amamentar.. bjuux

    ResponderExcluir
  33. Olá Claudia,meu nome eh Lanny, passei dois dias longe da minha Marina que tem 2 meses e meio
    meus seios incharam e retirei o leite
    depois desse período a prodcão de leite diminuiu ao ponto de apenas gotas saírem, estou administrando o nan a ela
    mas kero aamentá-la. Comprei suco de uva, levedo de cerveja,tintura de algodoeiro mas não deu certo.
    Estou aki c o motilium e tbm utrogestam, vc acredita que um deles funcionará? O que mais devo tentar? Obrigada.
    Lanny

    ResponderExcluir
  34. Oi Lanny!
    Oferecer o peito é a sáida para o aumento da produção.
    Obviamente que sua cabeça necessita estar tranquila porque, o leite materno "inicialmente está aí"- dentro de sua cabeça ,de sua mente.O que você "ditar", ocorrerá!
    Caso você tenha que complementar com leite me pó, faça-o sabendo que é temporario. Caso queira, faça a relactação e acima de tudo, acredite que, com calma, conseguirá retomar o caminho da amamentação.
    um abraço

    ResponderExcluir
  35. Eu faço a ordenha manual, pois voltei a trabalhar meu bebe não quis mais saber do peito, no inicio saia apenas umas gotas, não dava nem 30 ml... Mas eu insisti, e estiputei os horários para fazer a ordenha, e isso acabou estimulando meus peitos, e hoje eu retiro 600 ml de leite por dia, e como ele ja come outros alimentos esta quantia é o suficiente, lembrando que ele é alergico aos Leites Artificiais comuns, por isso insisti na minha lactação por questão de economia. Mas já tive uma experiencia de falhar um horário, quando foi no dia seguinte naquele mesmo horário meu peito estava praticamente seco. Então neste caso disciplina e pensamento positivo é tudo, eu faço a ordenha 4 vezes por dia, retiro 150 ml cada vez, mas comecei retirando em média uns 30 ml por vez, sempre aumentando um pouquinho por dia até chegar nos 150ml. Escrevo isso para que as mães que passam por esta mesma situação não desistam e saibam que não existe nada melhor que o Leite Materno, depois que meu bebe esta mamando so o meu leite a saude dele é nota 1000. ele já tem 10 meses. e faz mais ou menos 6 que estou nesta vida de dedicação total e ele.

    ResponderExcluir
  36. Olá...adorei o seu blog.
    Iara, minha filhota nasceu dia 25/04 com 3.140k, não conseguimos a pega adequadamente, tentei usar o bico de silicone mas ela se esforçava demais e nao mamava quase nada, a médica pediu pra deixar ela chorar no peito, mas ela precisava aprender. Assim fiz e ela já mama com menos guerra...sim ela faz um escandalo no peito....hoje bem menos.
    Na consulta dia 04/05 ela estava pesando 2.790, perdeu mais do que deveria e a médica pediu que acompanhassemos, quinta dia 12/05 tem nova consulta pra pesar a iara e ver seu desenvolvimento.
    Ela nao tem feito coco com regularidade, mas fazia bastante xixi...hoje ela não fez xixi desde que tomou banho as 10 da manha. Ela acorda de 2 em 2 horas e mama as vezes 10 min e as vezes 1 hora e dorme...
    Hoje as pessoas resolveram me perguntar se o leite está sustentando-a e realmente nao sei se está ou nao.
    O que posso fazer pra ter mais certeza de que ela está alimentada??
    Meus peitos não ficam duros de cheios, significa que não há leite suficiente??

    Estou preocupada.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  37. ola meu mome é vivian tenho 30 anos esse é meu 3 filho,
    tenho um bb de 15 dias e estou preocupada pois a uns 5 dias minhas mamas ficaram meio murchas, como se a produção tivesse diminuindo, me alimento bém e bebo bastante liquido, estou muito preocupada, pois quero amamenta-lo somente no seio,
    me ajude por favor pois estou ficando aflita, um médico me disse que peixe aumenta a produção de leite, cera ...

    ajude uma máe aflita
    obrigada

    ResponderExcluir
  38. Ola Claudia tenho uma bebe de 16 dias que mama somente no peito, mais de ontem pra hj percebi minhas mamas mais vazias, sera que estou produzindo pouco leite, oque posso fazer para voltar ao normal, ate entao minhas mamas estavam bem cheias, ate tinha que tirar um pouco de leite antes de minha bebe pegar o peito, sinto que ela esta mais nervosa tbem, sera fome...por favor me ajude

    ResponderExcluir
  39. Oi Thalita!
    Com 16 dias e vc sente suas mamas vazias?
    Bom,a produçao do leite materno é igual a lei de oferta e procura: quanto mais o bebe mama, mais leite é produzido.
    SE o clima dentro de vc e na sua casa esta bom, vc esta se alimentando, descansando,se hidratando, dando o peito em livre demanda- de acordo com a vontade do bebe, sem utilizar mamadeiras e complementos, nao consigo ver o pq dessa baixa produçao..porém, se vc observa mesmo isso, sugiro que faça a relactaçao!
    Funciona muitissimo bem, ainda mais que seu bebe esta novinho!
    um abraço

    ResponderExcluir
  40. Grazzi e Thiago,parabens pela filhota!
    Vcs observam se a bebe dorme muito nas mamadas?
    Muitos bebes dormem mesmo,porem, vcs devem ficar de olho para quando isso ocorrer, tirarem ela do peito e buscarem formas de desperta-la!
    Quanto mais sonolenta, menos ela mamará..e se vcs deixarem ela ficar no peito, sem retirar o leite de forma adequada, quando vcs forem retira-la, provavelmente ela chorara querendo mais peito! É que ao retirá-la vcs a despertam e ela sente vontade de comer!
    Outra coisa que pode interferir é a pega do peito feita pelo bebe- ele deve estar com a barriga totalmente voltada pra suaGrazzy=isso facilita a forma dela pegar o peito, alem de evitar as fissuras.( ajuda o bebe a ordenhar bem a mama.)
    SE vc ficou estipulando tempo de mamada(tipo 20 minutos num peito e 20 no outro),pode ter sido um dos motivos dela nao ter tido ganho peso suficiente.Quando a mae amamenta ,libera o leite posterior( rico em gorduras, responsavel por saciar o bebe e faze-lo engordar). Quando o bebe mama menos dele, cresce mais e engorda menos...portanto,sugiro que vc ordenhe seu leite antes de oferecer o peito e so depois, ofereça para que sua bebe chegue nesse leite posterior!
    O fato de evacuar pouco,pode significar que o leite materno esta sendo bem absorvido,porem, o numero de vezes que urina é importante observar, pq é um sinal de boa ou ma hidrataçao .
    Mamadas muito curtas e mamadas prolongadas podem nao satisfazer bebes novinhos que dormem enquanto mamam... Caso fique muito complicada a situaçao, busque ajuda em algum banco de leite humano perto de vc ou busque ajuda em grupos de maes que apoiam outras maes!!!
    As pessoas esempre terao muito o que falar,portanto, selecione o que for bom ,util e verdadeiro e o resto,delete!!
    Acreditar no seu potencial, ter apoio ( e vc tem o meu!) e seguir sua intuiçao e bom senso, lhe levara a bns caminhos! Vamos nos falando! Um abraço

    ResponderExcluir
  41. Oi "anonimo", que depoimento estimulante!!
    Eu tambem consegui continuar dando meu leite aos meus filhos ate completarem 6 meses.
    Muitas vezes, foi corrido, cansativo, ouvia que era uma louca, que nao ia dar certo...algumas vezes, cheguei em pensar na desistencia da ordenha, mas,me dava um enorme prazer saber que eles estariam longe de mim, mamando meu leite que eles tanto gostavam!
    Andava com frasqueira, bomba,vasilhas..mas tudo valeu á pena!
    Um abraçao

    ResponderExcluir
  42. Oi Claudia meu nome é Thalita tenho uma bebe de 2 meses e 1 semana, e de uma semana pra ca percebo que nao tenho leite nas mamadas, mais a da tarde tem uns dois dias que nao tenho leite mesmo, nao sei o motivo pq me alimento bem e bebo muito liquido, minha bebe mama bem rapido 5 minutos cada peito e dai fica irritada, ela esta ganhando peso, 700 por mes, é normal?? Ela também é meio preguiçosa nao gosta de sugar mais leite, sera que é por isso que nao estou conseguindo produzir mais leite??Oque eu faço pra reverter essa situaçao, gostaria mto de amamentar ate 6 meses, estou bem triste se tiver que dar mamadeira igual tive que fazer essas duas vezes que nao tive leite, me ajude por favor..Bjs e um gde abraço.

    ResponderExcluir
  43. OI Claudia tenho um bebe de 2 meses e 20 dias, estava amamentando somente no peito e começou dar mastite nos meus seios, ia e voltava , fazia tudo para que elas sumisse, derrepente meu leite diminuiu e nao consegui alimentar meu bebe, inclui o leite artificial na alimentaçao e começei a fazer de tudo para que meu leite volte. As vezer ordenho com uma bomba mas da pouco mais de 10ml, mas sempre que minha mama enche a mastite volta, ele mama por muito tempo mas nao sei se ta saindo leite suficiente, tbm nao sei se meu bebe esta ficando saciado, to perdida as vezes acho que o meu leite saciou e nao dou o outro. Como saber se ele ta saciado ou nao?

    ResponderExcluir
  44. Thalita,
    Creio que se trata da crise de transição da lactação( ou pico do crescimento). Postei ha pouco tempo isso aqui no Blog. Dá uma pesquisada,ok?
    Abração

    ResponderExcluir
  45. Alexandra, o quadro de mastite é diferente do quadro de ingurgitamento. Sua mama deve ficar muito cheia ,dura, de dificil extração de leite por conta disso. A mastite já é uma infecção onde a porta de entrada pode ter sido atraves de micro fissuras / fissuras/ ou ainda acúmulo de leite- muito comum quando o bebe é menor...além disso vem acompanhada de febres altas,calafrios, dores no corpo, mamas muito cheias, duras,vermelhas,quentes.
    A ordenha,seja manual ou com bomba,deve ser antecedida de um preparo das mamas- massagens(uns 5 minutos) e só depois , a ordenha deve ser feita. Seja cautelosa com o uso de mamadeiras,porque, o bebe pode nao aceitar o peito como antes,por conta das formas de sucção serem diferentes(sendo que na mamadeira, é mais rápido e facil).
    O que te faz ter certeza da saciedade de sua bebe?
    Deixá-la mamar em livre demanda, observar seu peito antes e após as mamadas,no final da mamada,quando o leite gorduroso(posteiror saiu, a mama fica bem amolecida- esse é o leite que mata a fome do bebe e o faz ganhar peso), deixar esvaziar 1 peito por mamada ou ate sua bebe largar o peito espontaneamente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  46. OI CLAUDIA, MEU NOME É LILIANE, TENHO 43 ANOS E NO DIA 30 DE MAIO DE 2011 RECEBI EM MEUS BRAÇOS O MELHOR PRESENTE QUE DEUS PODERIA MIM DAR " O ARTHUR ", NOS ULTIMOS 4 MESES ELE ESTAVA MAMANDO SUPER BEM, MEUS SEIOS ENCHIAM BASTANTE, ELE DORMIA BEM ACORDAVA 2 VEZES NA NOITE, O SEU DESENVOLVIMENTO ESTAVA EXCELENTE, ELE NASCER COM 37 SEMANAS MAS PERFEITAMENTE SAUDAVEL COM 3.110 K E 50 CM, NO 1MES AUMENTOU 1.400G E ASSIM POR DIANTE ATÉ O CHEGAR AO 4MES COM 66 CM E 8 K, HOJE FUI AO PEDIATRA COMO DE COSTUME PARA ACOMPANHAMENTO E FIQUEI TRISTE ELE AUMENTOU ABAIXO DA META NORMAL QUE SEGUNDO O MEDICO E DE 20G POR DIA O AUMENTO DELE FOI INFERIOR A 10G, JÁ HAVIA NOTADO QUE MEUS SEIOS NAO ESTAVAM ENCHENDO COMO O NORMAL, MIM ALIMENTO SUPER BEM, TOMO BASTANTE LIQUIDO E OFERECO O SEIO SEMPRE, MINHA SOGRA ATÉ BRIGA COMIGO DIZ QUE JÁ VICIEI ELE NO PEITO. NAO QUERO DEIXAR DE AMAMENTAR MEU ARTHUR LI VARIOS DOS COMENTARIOS E FIQUEI MAIS TRANQUILA VOU SEGUIR SEUS CONSELHOS E VER SE MELHORA MINHA SITUAÇÃO ENTRO EM CONTATO DEPOIS, DESDE JÁ OBRIGADA E PARABENS PELO SEU TRABALHO GARANTO QUE VOCE FAZ A DIFERENCA NESTE MUNDO TAO EGOISTA. BEIJOS

    21 DE OUTUBRO DE 2011

    ResponderExcluir
  47. ola! minha irmã teve o filho a um mês,
    mas não deu leite nos seios dela!
    o que pode ser feito para que isso aconteça?
    Suzany Sousa

    ResponderExcluir
  48. ola!me chamo Fabiana meu parto foi cesaria minha filha só mama no peito deste que nasceu ela pega peso rapidamente hoje ela tem 3meses e pesa 7kilos mais minha preoculpaçao é que sinto que minhas mamas ficam muchas mais ela mama e nao reclama o fato de minhas mamas ficarem muchas tem haver com fato de ela mamar de 1 a 2 horas o que tevo fazer para sentir minhas mamas mais cheis obrigada fabi_thebest016@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá meu nome é Gisele minha filhota te 1 mês e 20 dias, meu leite diminuiu muito, ontem fomos ao pediatra e o mesmo mandou eu tomar equlid 1comprimido ao dia. Mas estou super preocupada pois estou com pouco leite, falei com o pediatra e ele me recomendou diminuir o intervalo das mamadas pois a Sofia é muito pequena ainda.O que você me diz?Estou tentando ficar calma pois o sonho de qualquer mãe é poder ofertar o leite ao se baby.

    ResponderExcluir
  50. Oi Claudia, já tenho um filho de 4 anos e nao consegui amamenta-lo, agora estou gravida gostaria de saber se tem algo a fazer antes do bebe nascer para ter leite quando ela nascer.
    obrigada
    Alice

    ResponderExcluir
  51. Oi Alice!
    Bom, não significa que vc nao conseguiu amamentar que dessa vez tb não conseguirá!
    Busque grupo de apoio a amamentação. Eu sugiro (sem nenhuma modéstia),se vc mora no Rio de Janeiro, o grupo de mães Amigas do Peito. SE não morar, busque na sua cidades os Hospitais Amigos da Criança pois eles incentivam e orientam as mães na amamentação. Mas busque ler,se informar e trocar com outras mães que conseguiram amamentar mesmo com as dificuldades!
    Tudo dará certo se vc tiver: vontade e apoio correto!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  52. Oi, Claudia!
    Meu neném tem 28 dias e eu nunca tive muito leite..
    Tenho próteses mamárias e na cirurgia tive parte da auréola retirada pois era muito grande.
    Nunca vi meu leite "esguichar", sempre q aperto, apenas goteja.
    Meu filho já chegou a ficar 3 horas grudado no peito, puxando, puxando, puxando...
    Meus seios não incharam, para mim, estão do mesmo tamanho de sempre.
    Pesquisei na internet e comecei a tomar plasil e ocitocina via nasal por conta própria há 4 dias, ainda não vi resultados.
    Comecei então a introduzir NAN1... só assim meu neném ficava quietinho, saciado... mas depois ele sempre chora pra pegar o peito por pelo menos 10 minutos e dormir...
    Comprei ontem uma bombinha de gatilho da chicco e consegui retirar apenas 20ml das duas mamas. Durante a madrugada dei 50ml de nan + 20ml + meu peito até dormir.
    Tem horas que meu leite fica apenas "minando", até que não sai mais nada, espero mais ou menos meia hora e começa a gotejar novamente...
    Tenho chances de produzir leite o suficiente para meu filho?
    Fico triste quando dou a chuquinha para ele... Me sinto incompetente :(
    Ele nasceu com 3.180kg, aos 17 dias pesava 2.770 e agora está com 3kg.
    Estou passando por um problema emocional também, minha mãe está internada em estado grave desde os 11 dias de vida do meu neném, quando ele ainda estava somente no peito.
    Me sinto muito triste com tudo isso...
    Beijos...
    Renata

    ResponderExcluir
  53. Oi Renata! No caso de sua cirurgia,com parte da aréola retirada, pode ter havido um comprometimento sim, qto a produção do leite! No momento, o que lhe sugiro é fazer uma relactação. Aqui no Blog tem as informações. Ai sim,seu bebe estará mamando direto no seu peito e se a baixa produção for por conta do pouco estimulo, a tendencia é que suas mamas fiquem mais cheias e caso seja por conta da cirurgia, ela manterá o mesmo padrão até então..No momento, é minha sugestão á vc!
    Um gd abraço

    ResponderExcluir
  54. oLÁ CLAUDIA... PRIMEIRO FIQUEI SUPER FELIZ EM DESCOBRIR O SEU BLOG. QUERO CONTAR A MINHA EXPERIÊNCIA, E PRECISO DE AJUDA PORQUE ESTOU REALMENTE MUITO TRISTE.. SÓ DE DIZER ISSO JÁ FICO COM VONTADE DE CHORAR. BEM, MEU NOME É LORENA..ESTOU NA MINHA SEGUNDA GRAVIDEZ.. NA PRIMEIRA O PARTO FOI NORMAL, SÓ QUE DEPOIS DO PARTO EU TIVE HEMORRAGIA, TENTEI MUITO AMAMENTAR O MEU FILHO... NAO CONSEGUI.. FIZ ATE A RELACTAÇÃO COM ELE..NA ÉPOCA NAO SADIA QUE A INGESTÃO DE AGUA QUE AUMENTAVA A PRODUÇÃO. eLE NO INICIO SÓ MAMAVA NO PEITO, MAS, COMEÇOU A PERDER PESO E FIQUEI MUITO INSEGURA E O MEDICO SUGERIU COMPLEMENTO, ENTÃ, EU DEI.OS MEUS SEIOS NAO SÃO GRANDES ( DIZEM QUE QUANTO MAIOR O SEIO, MAIOR PRODUÇAO DE GLADULAS MAMARIAS E AÍ TEM MAIS LEITE) ISSO É VERDADE?. APOS 7 ANOS TIVE OUTRO BEBE. ELE ESTÁ COM 19 DIAS RECEM NASCIDO ( LINDOOO) NASCEU DE 36 SEMANAS, COM 2.700, MAMOU NO HOSPITAL E SAIU DE LÁ COM 2.500, SO MAMANDO NO MEU PEITO. QUANDO VIM PARA CASA COM ELE... QUANDO ELE ESTAVA COM 12 DIAS, LEVEI ELE AO PEDIATRA, PORQUE PERCEBI QUE ELE ESTAVA MUITO INQUIETO,MAMAVA SO EM UMA MAMA P0R UNS 40 MINUTOS... PARECIA QUE ESTAVA COM FOME. E LÁ FOI CONSTATO QUE ELE ESTAVA PERDENDO PESO, FOI PARA 2.410KG, QUASE MORRI DE VERGONHA ( COMO UM MAE DEIXA O SEU FILHO PASSAR FOME) FIQUEI MUITO MAL. E AÍ ELE ME RECOMENDOU O NAN COMFOR... NO COPINHO... COMECEI A DAR, MAS, ELE FICAVA IMPACIENTE E EU TAMBÉM. AÍ ME LEMBREI QUE DO MEU OUTRO FILHO A 7 ANOS ATRAS FAZIA A RELACTAÇÃO COM ELE, E RESOLVI FAZER COM ESTE TAMBÉM.MAS, PERCEBO QUE A MINHA PRODUÇÃO NAO AUMENTA.. JA TOMEI PLASIL, USEI OCITONA NO NARIZ, AGUA BEBO UM MONTE.,,ENFIM, NAO SEI O QUE FAÇO, TENHO VISTO QUE UMA MEDICAÇÃO CHAMADA EQUILID PARECE QUE FAZ EFEITO... NAO QUERIA DAR MAIS COMPLEMENTO, QUERIA QUE A MINHA PRODUÇÃO AUMENTASSE, COMO FAÇO.. POR FAVOR ME DE DICAS OU QUE FAZER!. OBRIGADA E AGUARDO CONTATO.

    ResponderExcluir