terça-feira, 25 de agosto de 2009

GRIPE A e AMAMENTAÇÃO





Mesmo quem está infectada pelo vírus A(H1N1) pode amamentar seus filhos

O vírus A(H1N1) se transmite de pessoa a pessoa de forma muito similar ao vírus da gripe comum. Sendo assim, mães que estejam amamentando devem lavar as mãos com frequência, não tossir nem espirrar sobre o bebê. Por ser um novo vírus, não se sabe exatamente quanto o aleitamento materno pode proteger o recém-nascido.

No entanto, bebês não amamentados no seio adoecem com mais frequência e gravidade. De uma maneira geral, o leite humano é de fácil digestão, fornece proteção contra diarreia e infecções urinárias e respiratórias. As mães produzem anticorpos para combater as infecções com as quais entram em contato e os compartilham com os filhos pelo aleitamento. Por isso o leite humano é muito importante para os bebês pequenos, cujo sistema imunitário ainda não está completamente desenvolvido.

O aleitamento materno também ajuda o bebê a criar a própria capacidade para combater as infecções. Além disso, a amamentação é uma forma eficaz de fortalecer o relacionamento afetivo entre mãe e filho. Lembre-se de que é recomendável que todos os bebês menores de 6 meses sejam alimentados exclusivamente com leite humano. Não deixe de amamentar seu filho.

Segundo a organização internacional Centers for Disease Control and Prevention, mesmo que você esteja gripada poderá amamentar. Se não conseguir amamentar diretamente, colete seu leite e dê ao bebê em um copinho. As mães devem continuar amamentando, mesmo enquanto recebem tratamento. Se o recém-nascido também estiver gripado, ele pode ser igualmente amamentado. Essa é uma das melhores coisas que você pode fazer por seu filho.


*Pesquisador da Fiocruz e membro da equipe do banco de leite humano do Instituto Fernandes Figueira




Autor: Franz Reis Novak * no Estadão - São Paulo, SP, Brasil
Data: 28/7/2009