domingo, 26 de abril de 2009

Preparo das Mamas para Amamentar


PRECISO PREPARAR O PEITO PARA AMAMENTAR?

Há muitas gestantes que se preocupam em preparar o peito e o bico do peito para amamentar , por terem ouvido falar das fissuras / rachaduras que podem ocorrer na amamentação , ou  terem escutado comentários de que bicos pequeno ou invertido não conseguem alimentar os bebês.
Algumas recebem orientações para fazerem esfregaços com bucha vegetal ou toalha, usar loções ou cremes, passar escovas de dentes,álcool ,exercicios nos bicos dos peitos para faze-los protruir ainda na gestação... acreditando que, com isso a pele do peito ficará fortalecida, evitando o surgimento de fissuras/ rachaduras nas mamas.
Vamos desmistificar isso tudo e aprender a evitar esses problemas?
A amamentação não depende exclusivamente da preparação dos peitos, até porque, a própria gravidez, vai preparando as mamas para esse momento, através da ação dos hormônios.
Na aréola ( a parte escura e redonda da mama), há umas protuberâncias pequeninas, chamadas “Glândulas de Montgomery”, que têm a função de secretar uma oleosidade natural, que lubrifica a pele e inibe o desenvolvimento de bactérias,além de amenizar o atrito entre a boca do bebê e a aréola, portanto, o uso de óleos,pomadas,loções, cremes na aréola, é desnecessário por conta da própria natureza estar agindo a favor da mãe!.
Óbvio que sempre fica á critério da mãe usar ou não qualquer produto,porém, aqui cabe esclarecer que é desnecessário passar quaisquer produto nas mamas! Eles podem inclusive, retirar a oleosidade natural ,irritar e ressecar a pele da aréola.
Em relação aos esfregaços(seja com o que for: toalhas, buchas,pedra-pome,esponja,etc..),podem predispor a aréola a dor e lacerações, tornando-a ate mesmo mais fina, delicada e sensível.Vale lembrar que.além de ser também desnecessário, não ha nenhum dado científico ,demonstrando que a aréola se torna “calejada” para suportar a sucção do bebê com esse procedimento,evitando as fissuras !
Na minha experiência,observo que  mães que "prepararam o peito e mães que não "prepararam" o peito podem ter fissuras,mostrando que a questão aí passa longe de "preparar" as mamas!

Como evitar(prevenir) as temíveis fissuras/rachaduras nas mamas?
* Tomar banho com sabonete,lavando as mamas naturalmente .
* Tomar banhos de sol nas mamas no período da manhã ou no final da tarde
Obs: As mães que possuem as mamas muito sensíveis, podem ,após o banho ,secar a região da aréola de forma mais vigorosa, com o objetivo de ir dessensibilizando essa área para ,quando for amamentar, não ter tanta sensibilidade.
*Na maioria dos casos, posturar o bebê de forma eficaz,evita e muito as fissuras.O que é uma pega correta da mama?
É quando o bebê fica todo alinhado, totalmente virado de frente ,fazendo com que sua barriga esteja TOTALMENTE virada para a barriga de sua mãe, boquinha dele bem aberta , pegando uma boa parte da aréola ou ela toda(se for pequena), queixo do bebê bem encostado na mama( o lábio inferior do bebê com esta posturação,costuma ficar virado pra fora- tipo boquinha de peixe).

*Não interromper a mama tirando o bebê abruptamente do peito- se tiver que fazê-lo, colocar o dedo mínimo suavemente na canto da boca do bebê e pressioná-lo levemente,introduzindo ao mesmo tempo, o dedo em sua boquinha.
*Evitar apertar a aréola com os dedos(tipo tesoura:dedos indicador e médio).Isso é feito porque muita mãe tem medo do bebê não respirar- essa atitude pode dificultar a pega do bebê no ato da mamada e além do mais, a natureza é sábia:o nariz do bebê é bem molinho,se adptando a anatomia da mama(caso ele sufoque,ele buscará meios de respirar)
*Evitar dar o peito muito cheio( ordenhar antes da mamadas facilita a pega do peito feita pelo bebê)

Por que as fissuras ocorrem?
As fissuras geralmente podem ocorrer por:
*pega do peito feita pelo bebê de forma incorreta
(enquanto não se corrije a pega do peito,as fissuras não cicatrizam e não são evitadas)
*mamas muito cheias
(dificultam a pega correta do peito)
*Cândida (Monilíase/sapinho) – a mãe fica com o peito vermelho,coçando ou apresentando fisgadas e na boca do bebê ,são visualizadas pequenos pontos brancos, o bebe pode ficar irritado na mamada)
(tratar a cavidade oral do bebê e a aréola,comforme prescrição médica)
*Disfunção oral do bebê- a disfunção oral se caracteriza por um funcionamento oral atípico que o bebe faz na mamada e só quem está capacitado para avaliar a disfunção é um Fonoaudiólogo.

Para tratar das fissuras:
* O 1º passo é posturar o bebê corretamente na mama da mãe(enquanto o bebê não estiver bem posturado como descrito acima, a fissura demora a cicatrizar e podem até surgir outras)
*  Suspender o uso de sabonetes,cremes,pomadas no mamilos ; lavar as mamas no banho sem o uso de sabonetes, principalmente na aréola e mamilo. Dependendo da pomada usada para ajudar na cicatrização das fissuras, elas podem abafar mais ainda as feridas,além de terem um gosto ruim, afetando a mamada ao peito, porque o gosto, é percebido pelo paladar do bebê. No caso de usar alguma pomada,sugiro as que tem por base Lanolina .
*Utilizar outras posições para amamentar:(1) invertida, (2)cavaleiro ou cavalinho,(3) deitada- pois fazem com que o bebê pegue a mama de forma correta/ sem dor.
3.


*Expor os mamilos ao sol por 20 minutos (manhã ou final do dia)-o sol tem um poder cicatrizante
* Passar nos mamilos e aréola o leite materno ( a gordura do leite ajuda na cicatrização)
*Nos casos graves, dependendo da extensão das fissuras,suspender a amamentação por 24 a 48 horas,pois ajudará na cicatrização mais rapidamente, porém, esse peito,deve ser ordenhado várias vezes ao dia
*Evitar o uso de protetores de peito, usa-los somente quando for sair de casa,por exemplo. Quanto mais exposto,arejados, os mamilos,melhor para cicatrizar.
*Evitar o uso de conchas mamilares,pois também abafam o bico do peito,deixando-os úmidos e a umidade,nao favorece a cicatrização.
*Evitar o uso de bicos de silicone, pois interferem negativamente no estabelecimento da amamentação.Podem levar á diminuição da produção do leite materno e em alguns bebês, causar confusões de bico,podendo levar ao desmame precoce.(por conta do bebê habituar com o tamanho do bico de silicone,ele estranha o de sua mãe)
*Usar coador de chá , dedal, alguma blusa mais velha,que possa ser furada na altura dos mamilos, ajudam a evitar que os bicos machucados entrem em contato com tecidos e ainda ficam arejados
*NÃO USAR CASCAS DE BANANA E MAMÃO NAS FISSURAS EM HIPÓTESE ALGUMA( as fissuras são portas para a entrada de bactérias,que podem levar á mastite-inflamação das mamas)