sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Voluntária da ONG AMIGAS DO PEITO

Voluntária da ONG AMIGAS DO PEITO"




Sou voluntária dessa ONG há 11 anos, com muita honra e orgulho!

Conheci uma das voluntárias - Rose (Rosimar Teykal), quando o Hospital Universitário Pedro Ernesto realizou junto com a parceira do Ministério da Saúde, O.M.S e Secretaria de Saúde do RJ , o 1º Curso de Aconselhamento em Amamentação no Rio de Janeiro.
Na época, era voluntária da Obra Social "Migalhas de Luz" em Engenheiro Pedreira,(http://www.migalhasdeluz.org.br/), juntamente com outros profissionais de saúde, num grupo de gestantes.
Como fonoaudióloga, falaria da amamentação.
Foi uma experiência muito rica e um enorme aprendizado!
Vi o anúncio do curso de aconselhamento, no rodapé de um jornal, dizendo que o hospital realizaria o curso, dando somente os dias e horários. Avisei a clínica que trabalhava, que naquela semana não iria, e na segunda-feira, lá fui pro hospital!
Tive uma surpresa inesperada.
O curso era para profissionais de sáude da Prefeitura, Município e ONGs, e eu, estava fora dessa relação.
Pedi a Dra Ana Julia Colameo que me deixasse participar somente naquele dia como ouvinte, porque já não ia mesmo ao trabalho.
Não preciso nem dizer que, fui em todos os dias e a turma se sensibilizou diante da minha insistência e solicitou aos coordenadores a minha inscrição!
Conheci pessoas maravilhosas, empolgadas, estudiosas da amamentação, e uma delas foi a Rose.
Uma vez num almoço, ela me falou das Amigas - um brilho no olhar, a fala de uma mãe, a empolgação de quem vivenciou a experiência de amamentar e apóia quem deseja vivenciá-la!
Terminamos o curso em 5 dias, recebi meu certificado e me senti mais fortalecida e pronta para
" ouvir, criar empatia e dar ajuda relevante" !!!
Agradeço a Dra Ana Júlia sempre que a encontro, porque esse curso foi um divisor de águas para mim!
Continuei o trabalho em Engenheiro Pedreira até quando a prefeitura local assim o permitiu! Como o trabalho do Migalhas de Luz estava crescendo e aparecendo de forma positiva, foi solicitado o término do mesmo.
Após algumas semanas, senti necessidade de buscar algum local que me permitisse fazer rodas de mães, trocar experiências, falar de amamentação. Me lembrei de Rose, mas me intimidei em procurá-la.
Numa pesquisa na Internet descobri o Dr Marcus Renato(http://www.aleitamento.com/), e numa troca de e-mails, disse a ele o que desejava realizar, e ele me indicou logo como opção, o trabalho nas Amigas do Peito.
Liguei para o grupo, vi onde teria uma reunião mais próxima . Fui pro grupo de apoio na Tijuca, onde Rose coordena até hoje. Minhas colocações eram sempre como uma profissional de sáude que conhecia sobre amamentação. Rose jamais interferiu nas minhas colocações de uma profissional afobada e ansiosa em descarregar todo conhecimento. Com o passar dos meses, e quase 1 ano depois, fui convidada a participar das reuniões da sede e me tornar uma voluntária. Aí sim, começou meu verdadeiro aprendizado:
Aprendi a OUVIR de verdade a mãe, sem pré julgamentos e sem fórmulas "escondidas nas mangas". Na realidade, aprendi com Rose e todas as demais Amigas, e continuo ainda aprendendo: a ouvir, a falar, a sentir como mãe, a silenciar, a orientar, a sugerir.
E quando se é um profissional de saúde que trabalha com amamentação, falar como mãe que viveu a experiência, deixar o academicismo de lado, os trabalhos cientificos, as pesquisas, é complexo!!! Porém, é possível!
Sou grata por essa dica do Dr Marcus Renato, porque estou nesse grupo como mãe de Mateus e Joana, amamentados exclusivamente até o 6º mes, sendo Joana de forma prolongada até os 11 meses. Mãe que passou por dificuldades com Mateus sem conhecer nada sobre amamentação e com Joana conhecendo e trabalhando com, porém, vivenciando uma depressão pós parto importante, a perda de peso da filha e sem ajuda direta de alguém em casa, tendo que cuidar de filho, marido, casa, bebê, de visitas e de mim mesma!
Fui muito amparada e apoiada quando tive Joana! Ia pro grupo que frequentava na Tijuca, como mãe, desejando colo e "ser amamentada".
Pude perceber ao longo dessa caminhada de 11 anos, que, profissionais de saúde que conhecem e falam de amamentação, sempre existiu e existirá de montão, porém, um grupo que fale de mãe para mãe, é raro!
Muitas vezes, o que as mães necessitam não são de técnicas, nem de estatísticas, mas de apoio!
Rose diz de forma muito sábia:
" a amamentação se baseia num tripé: a mãe para amamentar precisa: ter informação correta sobre a amamentação, desejar amamentar e ser apoiada!" (informação, desejo e apoio - eis o tripé da Rose, muito bem sacado!)
Para quem quiser conhecer de perto a ONG AMIGAS DO PEITO, visite o site,  e colabore , porque o grupo sobrevive com muitas dificuldades para se manter ativo
Nesse ano de 2010, comemoramos 30 anos de existência com muita luta e vencendo muitas dificuldades!
Agradeço a Bíbi Vogel por ter tido a idéia de formar esse grupo maravilhoso e agradeço também a todas as mães que por lá passaram e me ensinaram.
Agradeço a todas as coordenadoras/voluntárias das Amigas que continuam caminhando comigo e todas aquelas outras que não conheci ou conheci por um tempo, que ajudaram a construir esse grupo, algumas que caminharam comigo e que em determinado momento precisaram "dar um tempo" do grupo!





Sua contribuição é fundamental para manter o trabalho voluntário das Amigas do peito(www.amigasdopeito.org.br). Faça uma doação de apoio à amamentação!

As Amigas do peito e o todo o Planeta,agradecem!

Banco Bradesco (237), ag. 3019-8, cc: 44109-0 Cnpj: 28181147/0001-44

Você também pode doar pelo site. É só clicar em DOAÇÕES no canto

direito.

Mais informações: www.amigasdopeito.org.br