quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Relactação/ Translactação



Inicialmente essas palavras assustam ,são diferentes, mas ambas as técnicas podem ajudar e muito: mães com pouca produção de leite, mães adotivas(que querem amamentar seus bebês) , mães que estão com seus bebês internados , alimentando-se através de sondas  e que farão uma transição alimentar diretamente para o peito ,além disso,os  bebês que não ganham peso,mesmo sendo amamentados, e bebês que foram desmamados precocemente, também se beneficiam com a relactação.

Qual a diferença entre uma e outra técnica?

Relactação

Se baseia na sucçao frequente do peito feito pelo bebê,visando aumentar a produção de leite,restabelecendo a amamentação numa mãe com baixa produçao ou na mãe que não esteja mais produzindo leite .
A vantagem da relactação é a  sua fácil realização.
A principal dificuldade é fazer com que um bebê acostumado com outros bicos,volte a sugar o peito, por isso, a mãe precisa ter apoio, se sentir incentivada e ter muita paciência, pois o bebê pode chorar irritado, joagando sua cabeça pra trás, somente ao colocá-lo na posição para mamar. Isso pode levar a mãe a se sentir incapaz,porém, a questão é que o bebê já se habituou a forma de sucção na mamadeira- totalmente diferente da ordenha que ele faz do peito da mãe
Material utilizado:
*sonda nasogástrica ou orogástrica ou sonda uretral (no 4 ou 6) . Sugiro a no6 quando o bebê está habituado a bicos artificiais ( só para não estranhar tanto), depois de um tempo de adaptação, sugiro mudar para a no 4
*1 recipiente onde ficará o leite(ordenhado ou leite artificial)- podendo ser  um copo ,ou uma seringa de 20ml por exemplo.
Descrição da técnica:
* cortar a extremidade da sonda(tem uns furinhos na ponta),para evitar vazamento de leite
*caso use a seringa, inserir a ponta (com uma tampa ) no bico da seringa e a outra extremidade na boca do bebê (lateralmente) 
* caso use algum recipiente,  inserir uma das pontas da sonda no recipiente onde tem o leite(artificial ou materno) e inserir a outra extremidade  na lateral da boca do bebê.
 A mãe pode também colocar a ponta da sonda diretamente sobre seu mamilo (prendendo com um pedaço de micropore) e fazer com que o bebê abocanhe a mama, realizando uma boa pega (abocanhando umaboa parte da areola)
Naturalmente quando o bebe começar a sugar , o leite subirá pela sonda até sua boca
Importante deixar o recipiente sempre abaixo do nivel da cabeça do bebê para evitar que o leite flua sem o bebê sugar!


Translactação- é uma técnica idealizada no serviço de Neonatologia do IMIP-Instituto Materno-Infantil de Pernambuco visando realizar a transição da alimentaçao por gavagem diretamente para o peito, em recém-nascidos de  baixo peso, cuja mãe mantém uma boa produção de leite. Utiliza o princípio da técnica da relactaçao,porém, o leite a ser oferecido é o ordenhado pela própria mãe. Geralmente feita quand o bebê encontra-se internado.

O ideal é que a mamadeira não seja oferecida ao bebê, para não atrapalhar a técnica. Caso seja necessário, oferecer o complemento num copinho.
Como em qualquer situação de amamentação, a conquista está relacionada ao desejo de amamentar e também à persistência e ao apoio. Tudo isso depende da mãe e das pessoas que estão mais próximas dela: familiares, companheiros, amigos e outras mães que já passaram pela experiência  e profissionais de sáude. Trocar idéias com todos os envolvidos ajuda bastante. A tranqüilidade e o estado emocional também influenciam.



Fontes:
"Aleitamento Materno"(José Dias Rego)
http://www.amigasdopeito.og.br/
http://www.alimentosaudeinfanti.wordpress.com/
http://www.leitedopeito.com.br/