quinta-feira, 26 de julho de 2012


Pais devem dar atenção especial ao crescimento do rosto das crianças

Sofia(1 mês) filha de Daniella Leopoldino

O rosto infantil possui características determinadas por fatores genéticos herdados pelos pais e é programado - em princípio - para se desenvolver em sua melhor forma. “O crescimento e o desenvolvimento craniofacial dentro de padrões normais são necessários para que a criança tenha harmonia, estética e beleza facial, inclusive quando atingir a adolescência e a fase adulta. Em termos médicos o crescimento correto é denominado ortotropia facial e ocorre somente quando a soma das diversas funções da face está dentro dos parâmetros de normalidade”, ressalta Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial.
Respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala são algumas das funções da face - que se forem alteradas - podem influenciar o crescimento do rosto. “Normalmente estas alterações começam a partir da respiração incorreta, efetuada pela boca e não pelo nariz. A sua ação contínua e constante tem a capacidade de alterar e modificar o projeto original de crescimento e desenvolvimento facial. Estes desvios ocorrem de forma adquirida e progressiva e podem começar a se instalar e causar danos quando a criança ainda é apenas um bebê”, explica.
De acordo com Juarez Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial, que também faz parte da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, os pais devem ficar atentos ao crescimento do rosto de seus filhos, mesmo em idade tão precoce. “Esta fase da vida já é de fundamental importância para que o correto processo de crescimento e desenvolvimento facial ocorra e progrida dentro da normalidade, saúde, funcionalidade, beleza e estética. Quanto antes as alterações faciais forem detectadas e tratadas, melhores serão os resultados e de menor intensidade serão as consequências”, destaca.
O ato de sugar, que antecede a ação de mastigar os alimentos, é o primeiro estímulo ortopédico para que o processo de crescimento e desenvolvimento da face do bebê possa ter início. “Se a sucção for efetuada de modo incorreto, como pode ocorrer nos casos do uso de mamadeira e chupeta, pode ocorrer a alteração do padrão de comportamento neuromuscular. O bico de uma mamadeira não gera esforço muscular na intensidade e correção necessárias para atuar sobre o crescimento do rosto, assim como o faz o aleitamento materno”, esclarece Juarez.
A ação incorreta dos músculos pode gerar os denominados distúrbios ortopédicos da face infantil. Estas deformidades progressivas do crescimento sempre são mais visíveis através da manifestação de problemas ortodônticos, isto é, dentes em posições inadequadas, em ossos mal desenvolvidos, que pode ocorrer já na dentição decídua (de leite) e se exacerba no período de troca dos dentes. “Aproximadamente 90% das alterações ortopédicas dentofaciais estão associadas - em princípio - à ação incorreta dos músculos da face. Estes distúrbios podem ser monitorados através de programas específicos, chamados de Monitoração Ortopédica da Face Pediátrica (MOFP), que exigem uma atuaçãointerdisciplinar”, aponta Gerson, professor convidado da UFPR (pós-graduação) desde 1988.
O monitoramento tem como objetivo afastar ou neutralizar os fatores que são potencialmente agressores e alteradores do desenvolvimento facial e envolve especialistas voltados à monitoração dos aspectos ortopédicos, respiratórios, miofuncionais e dentofaciais do rosto infantil. “As decisões clínico-terapêuticas são baseadas no diagnóstico das diferentes necessidades individuais de cada criança e por esta razão o enfoque deverá poderá ser interdisciplinar (multiprofissional). São feitas consultas e avaliações periódicas e intervenções terapêuticas nos momentos necessários e oportunos”, acrescenta Juarez.

Maxpress
SITE: Rede de Farmácias ForteFarma

Importância da amamentação para a formação da face


Amamentação materna contribui para o crescimento dos músculos e ossos faciais do bebê

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados no ano passado, as mamães curitibanas amamentam seus bebês no peito por cerca de 10 meses, tempo inferior à média nacional que é de 11 meses. Por outro lado, o índice de aleitamento na primeira hora de vida é de 71,2%, enquanto a média nacional é de 67,7%. “A amamentação materna é de extrema importância, pois desenvolve e fortalece a musculatura orofacial e contribui no desenvolvimento da região dentofacial”, ressalta Gerson Köhler, ortodontista e ortopedista-facial da Köhler Ortofacial.
Com a amamentação, o bebê aprende a respirar e a realizar as funções de mastigação e deglutição corretamente. Durante os intervalos da sucção do leite, toda a musculatura é fortalecida. “Quanto mais o bebê puder mamar no seio da mãe, melhor será seu desenvolvimento. Os dentes decíduos (de leite) começam a aparecer mais tarde, por volta dos 6 meses, ocasião em que já há o crescimento facial necessário para tal”, explica o especialista.
De acordo com a fonoaudióloga Nilse Waltrick Köhler, especialista em Distúrbios Miofuncionais da Face da Köhler Ortofacial, o ato de mamar é que dá início a toda a dinâmica da cadeianeuromuscular das estruturas que fazem parte das funções de fonação, mastigação, respiração e deglutição. “Este sistema está totalmente ligado aos componentes do rosto e ao sistema respiratório”, acrescenta. 
Os estímulos feitos pela sucção estimulam a mandíbula, auxiliando no seu crescimento e no prepara para o futuro processo de mastigação. Nilse esclarece que a sucção é considerada a primeira fase que precede a mastigação e se ela não for realizada no tempo devido e da forma correta pode prejudicar o desenvolvimento das estruturas faciais. “As alterações nas funções respiratórias e de deglutição são nocivas e causam crescimento facial inadequado”, aponta a fonoaudióloga.
Gerson destaca que todo o comportamento motor neuromuscular da face é comandado pela sucção,  deglutição e respiração e por isso o aleitamento materno se torna fundamental no desenvolvimento harmônico e estético da face. “A amamentação contribui tanto na área nutricional quanto na afetiva e no crescimento muscular e ósseo do bebê”, acrescenta.
Quanto ao uso de mamadeira e chupeta, Nilse alerta que a criança pode adquirir hábitos inadequados, como respirar pela boca – o que altera o crescimento e desenvolvimento da face e causa distúrbios miofuncionais. “As chupetas artificiais acabam confundindo o bebê, ocasionando o mal posicionamento da língua no seio, reduzindo a quantidade de leite e consequentemente o desmame precoce”, observa.
Além disso, há outros danos como a falta de estímulo da musculatura orofacial – quando o bico da chupeta está muito aberto e a criança apenas engole o leite, sem exercitar os músculos – ou excesso de trabalho muscular, quando o bico é muito fechado e o bebê tensiona os músculos errados. “Isto acaba tornando as arcadas dentárias pequenas, sem espaço para os dentes e a língua”, complementa Gerson.
Nilse observa ainda que é através da sucção do leite materno que o bebê exercita e fortalece os músculos responsáveis pela articulação das palavras. “A língua, os lábios e a bochecha precisam ser estimulados para que a criança consiga - na época certa - falar corretamente”, finaliza.
Verônica Pacheco
Esta página foi publicada em: 05/06/2012.
Fonte: site Guia do Bebê