quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pílula e Amamentação

Assunto pra lá de importante: anti concepção



Embora muitas mães não acreditem , a amamentação também é um método anticoncepcional e pode evitar uma nova gestação,objetivando um planejamento familiar.
É o que chamamos de Método da Amenorréia Lactacional ou LAM.
A sucção do bebê no peito, faz com que ocorra a suspensão da ovulação e como consequência disso,  a amenorréia e essa ausência da menstruação, é um dos critérios para que o método seja eficaz!
Como se beneficiar deste método? Existem algumas condições:
 A mãe precisa :
*Amamentar exclusivamente ( com freqüência, sem horários rígidos, em livre demanda, sem oferecimento de água ,chás ou leites artificiais...) ;
*Não estar menstruando
O bebê precisa:
*Ter menos de 6 meses de idade.

Caso uma dessas condições nao ocorra, então é recomendado o uso de outro método anticoncepcional ,sem interferências na amamentação, como por exemplo, métodos não hormonais – DIU, camisinha, vasectomia, diafragma., mini-pílulas.
As pílulas combinadas-compostas por dois hormônios, em geral, NÃO podem ser utilizadas na amamentação , mas as pílulas somente de progesterona podem ser usadas.
Se a mãe escolher  o LAM ,precisa  ser acompanhada por um profissional de saúde que transmita confiança, que acredite no método e que a escute com interesse e preocupação. É preciso que a nutriz tenha acesso fácil a este profissional, se sinta à vontade para fazer perguntas, tirar suas dúvidas e encontrar nele um bom apoiador da amamentação.

• Na amamentação NUNCA use medicamentos sem autorização do seu médico.





Referências:
site : Aleitamento.com
livros:"Manejo Clínico da Lactação”  Ed. Revinter, 1996.
          "Amamentação – Bases Científicas” Ed. GEN, Rio de Janeiro, 2005.