quinta-feira, 12 de abril de 2012

AMAMENTANDO BEBÊS ADOTIVOS

"Amamentar é muito mais do que nutrir a criança ,é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia, e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe" ( Organização Mundial da Saude-(OMS) e World Health Organization -2007)
site da imagem:http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com

 
Antes de ser mãe, nem me passava pela cabeça a possibilidade de uma mulher amamentar uma criança que não fosse gerada em seu ventre. Porém, um belo dia , após ter meu 1o filho, vendo uma reportagem na TV, me deparei com índias amamentando bebês e crianças que não haviam sido geradas por elas. Num primeiro momento, achei que seria mesmo" coisa de índio"! Anos mais tarde, estudando sobre amamentação, vi que isso seria totalmente possível e que, também seria, de certa forma, simples de fazê-lo, desde que a mãe e a família estivessem totalmente apoiados, orientados e desejando a amamentação.
Bom, já está amis do que claro os inúmeros benefícios da amamentação para mãe, bebê, família, sociedade, mundo, planeta.
 Amamentar um filho que não foi gerado, traz além desses benefícios, a criação do vínculo .
 O contato físico que a amamentação proporciona, é uma via para expressar afetividade e a oportunidade de estabelecer um vínculo que foi " rompido" com a mãe biológica por inúmeros motivos!
Como amamentar um bebê adotivo?

*Utilizando-se da "relactação" ou " método para reindução da lactação" ou "lactação adotiva": esse método exige uma grande  motivação por parte da mãe, pai e família  e apoio  constante  de  profissionais que trabalhem com amamentação , de grupos que apoiem e incentivem a amamentação e de grupos de pais adotivos.
*Antes da chegada do bebê , a mãe já pode ir se preparando através de massagens e compressas mornas nas mamas. O uso de medicamentos que ajudem a induzir a produção de leite materno ,deve ser supervisionado por um médico especialista.
*Depois da chegada do bebê , o essencial para produzir leite materno, é colocar o bebe para mamar atraves da relactação em todos os horários de mamada, além disso, manter ordenhas manuais ou ainda usando  bombas elétricas,caso seja uma opção da mãe .
O objetivo maior da amamentação adotiva, é o da formação de vínculo mãe - filho; é o contato físico entre mãe e bebê ! Esse vínculo pode ser estreitado de outras formas também: uso de sling/kepina, cama compartilhada, amamentar sem roupas(mãe e bebê), massagens no bebê (Shantala).
Inicialmente a mãe pode amamentar de forma mista ou parcial (ou seja, oferecendo outros tipos de leite ao bebê),mas pode chegar á amamentação exclusiva!
O ideal é que não seja oferecido mamadeiras e bicos artificiais, para que não atrapalhe o estabelecimento da amamentação,uma vez que são formas diferentes de sugar.O ideal é oferecer o leite num copinho .
Nas mães adotivas a produção de leite segue aumentando ainda até o sexto mês. A maioria das mães conseguem amamentar seus filhos adotivos com seu próprio leite pelo menos, cobrindo a metade das suas necessidades.
O estímulo da sucção aumenta os níveis de ocitocina e prolactina (hormônios que produzem e ejetam o leite materno) na mulher , e como efeito secundário, a mãe pode  observar irregularidades ou ausência de menstruação( o que comprova que o processo está indo bem. )
Reforço a importância da mãe ter uma rede de apoio que leve á ela segurança,cuidado, orientações corretas e que a família busque se informar para saber ajuda´-la nos momentos de insegurança/dúvidas.

Onde buscar ajuda?

No Rio de Janeiro- em todas as maternidades públicas que possuam Banco de Leite Humano, Banco de leite Humano do IFF, Grupo de Mães Amigas do Peito,Clínica Interdisciplinar de Apoio á Amamentação.
Em Sâo Paulo, existe o grupo PRAMAMA, que funciona no Hospital Maternidade Interlagos ( http://www.hminterlagos.com.br/banco_leite/pramama.htm) e o Grupo de Mães Matrice (http://matrice.wordpress.com/)
Projeto Acolher.
http://neonatologiakk.blogspot.com/2009/11/amamentacao-adotiva-um-vinculo-que.html





Vamos ajudar mães adotivas a amamentarem seus bebês??




















Porque o leite materno continua sendo o alimento ideal para bebês e crianças mesmo após os seis meses de idade?



                     Foto site: matricewordpress.com- Cora aos 07 meses

O Leite Materno é um alimento de alta qualidade. O leite materno é um alimento nutricionalmente e energeticamente rico, além do mais, é facilmente digerido. O leite materno contém fatores que ajudam na própria absorção de nutrientes.

Bebês que continuam sendo amamentados não terão fome. Bebês que mamam regulam seu próprio consumo de alimento; quando eles estão com fome eles procuram o seio, choram para serem amamentados. Quando a amamentação não restrita continua juntamente com a introdução de novos alimentos, os bebês continuam controlando quanto devem comer. Se eles não gostam de uma comida específica, ou se o alimento é oferecido de uma forma insuficiente, eles podem tomar mais leite materno.

O leite materno contém fatores de proteção.  Os fatores anti-infecciosos do leite materno protegem contra doenças e reduzem a severidade quando estas acontecem. Esta proteção continua a ser útil depois dos seis meses porque a alimentação com outras comidas e bebidas pode expor bebês maiores a mais infecções e patologias decorrentes da alimentação numa época em que o próprio sistema imunológico da criança está ainda em maturação. Algumas proteções continuam mesmo que a amamentação diminua para poucas mamadas por dia.
Amamentação ajuda na recuperação de doenças. Bebês doentes frequentemente não sentem vontade de comer, mas eles geralmente querem mamar.Dessa forma, as mães podem responder aos ataques da doença confortando e alimentando com o terapêutico leite materno. Fatores de crescimento do leite materno reaparam rapidamente os intestinos depois da diarréia .(Em caso de bebês amamentados estarem tão doentes que não queiram mamar, eles precisam ser levados imediatamente a uma unidade de saúde).


 O relacionamento especial entre mãe e bebê continua. Amamentação propicia um envolvimento emocional para mães e bebês que é valioso e prazeroso. Tal processo, através da amamentação continuada,se estende depois dos 6 meses.


fonte: WABA - Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno