sexta-feira, 1 de abril de 2011

PREPARO DAS MAMAS PARA A AMAMENTAÇÃO

PREPARO DAS MAMAS PARA A AMAMENTAÇÃO



Já falei sobre isso em 2009 aqui no blog  mas, como esse é assunto que desperta na mulher gestante muita preocupação, resolvi falar novamente.
A experiência de algumas mães é a de sentir dor ao amamentar, de apresentar fissuras/rachaduras nas mamas . Porém, não é porque algumas mães sentiram dor que todas as mães também sentirão.


Os mitos "dor ao amamentar é normal" e o “pouco bico” não amamenta, já estão sendo tão enraizados pelas mulheres que, há algum tempo atrás, uma amiga num almoço, comentou que já dá de presente para as futuras mamães ,um “kit para preparar para amamentar”, que consiste em : pomada (“anti fissuras”- que “prepara o peito”), conchas ( para fazerem os bicos sairem na gestação) e protetores de mamilo( porque a mãe pode ter pouco bico e além disso, sofrer com a amamentação atraves de fissuras) .
Perguntei se ela sabe de antemão se aquela mãe deseja amamentar, mas isso nem passa pela cabeça dela.
Dá o “kit” e pronto, acha que resolverá todo e qualquer problema na amamentação! Naturalmente essa amiga deve achar que a mãe é um peito ambulante, desprovida de emoções (algumas vezes, são elas , as diversas emoções , que podem dificultar a amamentação e não as fissuras, dores ou bicos pequenos- que são resolvíveis).
Por décadas, tem sido uma prática comum ,os profissionais de sáude recomendarem esfregaços com bucha vegetal , o uso de conchas e exercícios de estiramento do mamilo para que o peito da mãe fique “devidamente preparado” para a amamentação.
Quando essas orientações começaram a ser disseminadas, poucas pesquisas haviam para detectar o porque de fissuras/ rachaduras e de bicos que em algumas situações impediam a amamentação.
Criou-se um mito de que, a mulher que não prepara o peito para amamentar sofrerá depois nas mamadas. Então o marketing existente, que não é bobo nem nada, aliado a desinformação de muitos profissionais de sáude, criaram e continuam reforçando a necessidade de “ calejar’ as mamas e torná-las mais fortalecidas.
No final do século passado, na década de noventa, houve uma explosão de pesquisas, e surgimento de bibliografias referentes a amamentação, disponível também na Internet, e o preparo das mamas recomendado pelos profissionais, foi bastante discutido e muita orientação foi “por terra” .
As mamas vão se preparando naturalmente para a amamentação pela ação dos hormônios e pouco pode ser feito durante a gestação, para evitar as temíveis fissuras e o surgimento de “bicos”. Muita gente ainda acha que somente bicos de “médios a grandes “são bons para amamentar( isso também é um mito).
Já se comprovou que muitas das coisas que se faziam com o intuito de preparar as mamas (como passar esponja,bucha vegetal, fazer massagens, tentar tirar o colostro, etc), não surtem o efeito esperado( que é o de “calejar” o peito para a amamentação e estimular a produção de leite) e ainda podem ser prejudiciais.
De que forma?
Por exemplo:
* Quando uma gestante/mãe usa álcool , pomadas , cremes , sabões, tratamento abrasivo ou agressivo do bico, a pele da aréola e mamilo, além de perderem a hidratação natural da mamilo e aréola, podem ficar ressecadas , tornando-as mais finas e podendo até provocar futuras rachaduras, porque interferem nas funções das céulas de Montgomery na limpeza, lubrificação e função bacteriostática da aréola e mamilos .
* Estimular a sáida do colostro, os exercicios mamilares , massagens e fricções, podem provocar a liberação de ocitocina,levando a abortamento ou trabalho de parto prematuro.

Vale lembrar que o leite materno , inicia sua produção de forma bastante efetiva, com a retirada da placenta no parto e relembrar que: “ Nenhuma forma de preparação pré-natal das mamas , parece ter benefícios estatisticamente confirmados”(Inch S. Antenatal preparation for breastfeeding .In:Enkim M, Keirse M eds. Effetcive Gare in Pregnancy and Childbirth, New York an Toronto :Oxford UniversityPress,pp. 335-342 , 1993

Mais importante do que tratar ferimentos é preveni-los:
*Tomar sol e deixar os seios ao "ar livre" sempre é bom. Pela manhã e no final da tarde por alguns minutos.
* Quando o bebê nascer, colocá-lo de forma que a posição dele no peito, facilite sua pega no peito. Se o bebê pega eficazmente o peito de sua mãe, dificilmente seus bicos irão rachar. Para ajudar na cicatrização, caso ocorram fissuras- banhos de sol , passar o proprio leite materno , deixar o peito mais arejado possível são suficientes, além , é claro, ficar sempre de olho no posicionamento do bebê nas mamadas.
* Evitar o uso de conchas, protetores, e pomadas porque umidificam aréola e mamilo, dificultando a cicatrização

FONTES: http://www.ibfan.org.br/documentos/mes/doc7_97.pdf
                 http:// www.aleitamento.com
                http://blogdaamamentacao.blogspot.com/2009/04/preparo-das-mamas-para-amamentar.html?zx=dd408d9330841d1)
                http://www.mulhersaudavel.com.br/index.php?id=16&setor=4

               livros: “Aleitamento Materno( José Dias Rego) , “O Livro de Estímulo á Amamanetação (Adolfo Bicalho Lana), “Amamentação- da Teoria á Prática-manual para profissionais de sáude”- Centro de Lactação de Santos

Mãe e Amamentação

Eu gosto muito de um livro chamado "O Livro de Estímulo á Amamentação" ( Dr Adolfo Bicalho Lana)
Releio esse livro sempre que possível, e , hoje deixo aqui dois comentários dele que falam direto ao meu coração:

                                                          http://ziraldo.blogtv.uol.com.br/




"A mãe não poderá jamais ser tratada com um objeto, uma espécie de mamadeira natural. Deve, sim, ser o centro de nossa atenção e ação. A amamentação só se dá através dela e só se dará a contento se suas necessidades físicas, emocionais, sociais, culturais, intelectuais e profissionais forem pelo menos razoavelmente atendidas. É preciso cuidar bem da mãe para que ela possa cuidar bem do bebê."

" Uma orientação antecipatória para os principais eventos do pós-parto torna-se imprescindível. A orientação deverá se dar não só sobre os eventos orgânicos e fisiológicos, mas principalmente sobre os eventos psicológicos, pois são estes, na maioria das vezes, os responsáveis pelo bom ou pelo mau andamento da amamentação."




("O Livro de Estímulo á Amamentação-uma Visão Biológica, Fisiológica e Psicológica Comportamental da Amamentação) Adolfo Bicalho Lana (2001, ps. 09, 19)