quarta-feira, 8 de abril de 2009

COMO AUMENTAR A PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO?




Será que terei leite suficiente para alimentar meu bebê?
Como fazer para produzir leite assim que o bebê nasce? É uma pergunta frequente da maioria das gestantes e mães.
Para as gestantes,importante saber que alguns hormônios durante a gravidez, fazem o preparo das mamas e da produção do leite materno, que vai ocorrendo com o passar dos meses. Inclusive algumas gestantes percebem o colostro saindo de suas mamas , porém outras , sequer vêem ou sentem essa produção  de colostro ocorrer! Isso não é nada de anormal! Em relação á gravidez , fazer comparações pode ser muito perigoso! Cada organismo é único! O importante é saber,que, como a Natureza é sábia, ela está lá , agindo silenciosamente para que, após o parto,com a 1a mamada do bebê , o leite comece a descer.A maioria das mulheres, apresenta quantidade de leite suficiente para amamentar seus bebês, inclusive as mâes de gêmeos !
E para as mães, saber que nos primeiros dias do bebê nascido, embora sejam levadas a acreditar que não possuam leite ou que sua produção é pequena, ou que o leite é pouco,não desceu, tá "fraquinho".. porque profissionais de sáude , familiares, amigos, que não possuem conhecimentos corretos sobre a fisiologia da amamentação, informam equivocadamente isso tudo, SIM! Ela produz o colostro e que sua descida pode ocorrer até 72 horas após o parto .Se o "universo" faz a mãe acreditar que não produz leite suficiente,o leite de fórmula é dado para o bebê, interferindo negativamente,muitas vezes, sem necessidade, na produção e  descida do leite materno,diminuindo a frequência de mamadas principalmente na livre demanda!
O tipo de parto, as interferências pré e pós parto,o emocional da mãe , podem influenciar nessa descida do leite de forma positiva (ou não!),além disso, a apojadura( que é quando o leite desce),pode demorar alguns dias para acontecer, o que não significa que a mãe não tenha leite desde o início.
Para produzir leite após o nascimento do bebê, a mãe deve amamentá-lo tão logo ele nasça -de preferência,na sala de parto ou na 1a hora de vida do bebê( solicitar que o bebê fique com a mãe após o parto). Essa atitude promoverá, não só a estimulação da descida do leite,mas também a diminuição do sangramento pós parto ,a reduzir o tamanho de seu útero, formação do vínculo com seu bebê!
É lei de oferta e procura "láctea": Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe produzirá!
O volume do leite materno pode variar de acordo com 
*a frequência das mamadas *a demanda do bebê  *a idade dele *a capacidade da glândula mamária *a exposição da mãe á algumas situações de vida que podem interferir na produção: volta ao trabalho( gera estresse e insegurança na mãe),dar outros alimentos ao bebê (diminuem a sede,a fome), uso de chupetas e mamadeiras(fazem confusão na forma de sugar)
* o tempo em que o bebê fica mamando no peito * a interrupção das mamadas noturnas( o pico de prolactina-hormônio que produz o leite materno, é maior á noite) * a rigidez nos horários e tempo de mamada( se você estipula tempo, o bebê pode não esvaziar a mama o suficiente, não se saciar e não estimula a produção) *alguns tipos de cirurgia redutora de mama com perda ou retirada de tecido glandular *algumas doenças maternas * o uso de pílulas combinadas(com estrogênio e progesterona) *o uso de bicos de silicone( impedem a adequada estimulação mamilo-aréola, feita pela boca do bebê diretamente ao peito , podem levar á confusão de bicos, provocar gases no bebê,além de dificultarem o esvaziamento da mama ,por não promoverem uma boa pega da areóla.) *a presença de fissuras/rachaduras nas mamas,ductos bloqueados- pois promovem dor, estresse,...) * o entusiasmo da mãe para amamentar seu bebê * a pega do peito feita pelo bebê ( se o bebê pega o peito de forma ineficaz, não promove um bom esvaziamento da mama) *alguma doença do bebê que dificulte as mamadas * o apoio logistico e emocional á mãe que amamenta ( se ela se sente amparada,estimulada, tranquila,segura,despreocupada com os afazeres do lar,  provavelmente ela relaxará) . A falta de apoio social,da família ou amigos,podem estimular o uso de mamadeiras e chupetas
                                                                  Como resolver isso?

* Dar o peito o maior número de vezes possível de dia e de noite!  * Abolir as mamadeiras e chupetas, porque ambas ,promovem um movimento de sucção totalmente oposto á ordenha feita no peito da mãe ,podendo levar á confusão de bicos,( é mais fácil e mais rápido de se obter o leite na mamadeira. No peito,  há um esforço maior para retirá-lo.) *Descansar físico e mentalmente- cansaço físico,estresse, medo,angústia, receios,inseguranças, dúvidas, ansiedades- tudo isso libera adrenalina na corrente sanguinea que acaba interferindo na descida do leite  * Corrigir a pega do peito feita pelo bebê  *Aumentar a ingestão de líquidos; se alimentar bem *Buscar ajuda e apoio com pessoas que já passaram pela experiência de amamentar com êxito ou com profissionais que conheçam profundamente do assunto.
* Ajudar a mãe a acreditar na sua capacidade plena de alimentar seu filho!