terça-feira, 7 de abril de 2009

Olá, muito prazer !!!


Sou Cláudia, mãe de Mateus(atualmente-2015 com 20 anos) e Joana ( em 2015- 10 anos) ambos amamentados, Fonoaudióloga, filha, esposa, amiga, irmã....
Resolvi fazer um Blog sobre Amamentação para que de alguma forma, eu pudesse deixar público, tudo o que ao longo de quase 16 anos venho aprendendo !
 Um dos meus desejos aqui, é que  eu possa ajudar e apoiar muitas mulheres nessa escolha.
Meu envolvimento com a amamentação se iniciou com meu filho mais velho, na época, totalmente desconhecedora da importância da amamentação para mãe, bebê, família,sociedade, e , planeta !!
Venci algumas dificuldades com o apoio e orientação de uma amiga enfermeira obstétrica, carinhosamente chamada de" tia Rosa" , mas também, muita intuição materna, que fui descobrindo possuir, ao longo dos meses do meu filho!
Estava eu, numa determinada época da vida, Mateus já com 4 anos, passando por conflitos pessoais, daqueles que te trazem grandes questionamentos do que fazer do trabalho profissional ,pra que ele se tornasse mais prazeiroso, mais recompensador.
Resolvi investir numa , então, nova área dentro da Fonoaudiologia, voltada para o atendimento á bebês em UTI neonatal! Fiz muitos cursos, seminários, acessei a Internet como nunca e solicitei á vários hospitais a possibilidade de pelo menos , assistir as intervenções Fonoaudiólogicas, já que não poderia ser estagiária,devido estar formada há muitos anos!
Um belo dia, me deparei com uma cena entristecedora: uma mãe de UTI, nada orientada sobre a importância de seu leite para seu bebê, não recebendo nenhuma orientação de um profissional de sáude, qualquer amparo, ou palavra  sobre  a sua importância na alimentação de seu filho e de como iniciar sua produção láctea o quanto antes, através da ordenha !
Nunca mais esquecerei a face de  frustração, de tristeza imensa daquela mãe de prematuro ,com os peitos com certeza, produzindo colostro " á mil", pois estava no 4o dia de vida  do bebê!
 Aquilo foi de grande choque para mim! Mil perguntas...mas a principal:
Por que seu filho não podia beber do leite de sua mãe ,mas sim, de um leite de fórmula?
Busquei respostas e a que recebi de um profissional que sequer me olhou, foi: "recomendação do hospital"!
Aquilo me indignou e me fez buscar na Internet dados científicos para que eu pudesse mostrar no hospital as vantagens da amamentação! Eu podia falar da minha experiência como mãe, mas não ia ser ouvida e acolhida,precisava de dados científicos!
Caí literalmente na Internet em busca de sites,dicas de livros, profissionais estudiosos da amamentação .
O 1o site que encontrei, foi o ORIGEM-http://www.aleitamento_materno.blogger.com.br/
Depois, encontrei a dica para profissionais de saúde, de um livro chamado "Manejo Clínico da Lactação" . Esse livro foi um divisor de águas na minha vida! Me mostrou um mundo cientifico até então,desconhecido por mim em relação a amamentação!
O Universo começa a conspirar a meu favor: uma tia que tem uma Instituição Filantrópica em Engenheiro Pedreira ( Migalhas de Luz),me convida para, com um grupo de profissionais de sáude, falar de amamentação para as mães daquela região! Nesse local, aprendi muitissimo,com as experiências boas e ruins, de gestantes de diversas idades !!!
Depois,contei com uma baita sorte!
Fiz um curso de "Aconselhamento em Amamentação" do Ministério da Saúde; o 1o aqui no Rio de Janeiro! Esse curso também foi fundamental para abrir meu coração num olhar diferenciado da amamentação: ouvir,apoiar,criar empatia, orientar falando somente o essencial. Me ajudou muitissimo em Engenheiro Pedreira!
Eu me sentia tão energizada com tantos aprendizados, mas a imagem daquela mãe, não me saía da cabeça: o impedimento sofrido, a frustração percebida em sua face, a falta de apoio,incentivo, orientação, o desrespeito ao direito daquela mulher de amamentar seu filho(ou de ordenhar seu leite para oferecer á ele)..eu me sentia no dever de fazer algo para que outras mães não passassem por isso!
Através do curso de Aconselhamento, conheci Rosimar Teykal do Grupo de Mães AMIGAS DO PEITO- http://www.amigasdopeito.org.br/  e sua participação em cada módulo do curso, me fez perceber que eu gostaria de fazer um trabalho como o das Amigas doPeito. Quase em ano depois, me tornei voluntária do grupo, do qual fiz parte até 2012, como mãe de Mateus e Joana, que amamentou os filhos, passou por dificuldades, foi apoiada e incentivada a continuar e cada dia vencendo  as dificuldades iniciais para amamentar!
Esse é um pequeno resumo de quem sou e como me iniciei nesse mundo cheios de hormônios, emoções, dúvidas , e prazer, que é a amamentação!
E aqui estou para dividir,compartilhar e aprender!