segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dar de mamar na hora da vacinação diminui a dor do bebê



A pesquisa foi realizada por professores de enfermagem da Jordânia.
Ser amamentado durante o momento da aplicação da vacina pode diminuir a dor em bebês.
Esta é a conclusão de pesquisa realizada por professores de enfermagem da Faculty of Nursing da Philadelphia University, na Jordânia.
O objetivo do trabalho foi identificar se, durante a amamentação, haveria diminuição ou não da dor causada pela injeção da aplicação da vacina em bebês saudáveis, com até um ano de idade e que estivessem recebendo regularmente aleitamento no peito. De acordo com artigo publicado no International Journal of Nursing Practice de abril de 2009, o estudo foi feito em dois centros de saúde materno-infantil na Jordânia, nos quais os lactentes foram divididos em dois grupos de 60 crianças cada.
“Um se constituiu no grupo intervenção: as mães foram levadas a uma sala privada, ficaram sentadas e reclinadas sobre uma cadeira confortável com seus filhos acordados em seus braços, sem roupas e com fraldas limpas. Além disso, elas embalaram suas crianças durante a amamentação para manter um contato corporal pele a pele pleno durante as injeções de imunização”, explicam Aida Abdel Razek e colegas no texto.
Já o segundo grupo foi utilizado como controle: as crianças foram observadas durante a imunização de rotina nos centros de saúde materno-infantil, sem qualquer intervenção.
“Em ambos os grupos, as respostas à dor das crianças durante e após a imunização foram avaliadas através da Facial Pain Rating Scale e NIPS (Neonatal/Infant Pain Scale), antes, durante e após o procedimento.
Também foram calculadas as freqüências cardíacas e a duração do choro”, explicam os autores.
Os resultados da pesquisa revelaram que a duração do choro foi menor no grupo intervenção (amamentado) do que no grupo controle, com uma diferença estatisticamente significativa na duração do choro durante e após a imunização.

FONTE:
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)