terça-feira, 26 de maio de 2009

A amamentação deve continuar no surto de gripe A

Artigos GRIPE SUÍNA (Influenza A): AMAMENTAÇÃO PROTEGE os LACTENTES


A amamentação deve continuar no surto de gripe A


Como a preocupação global com a gripe suína está aumentando, a Associação Internacional de Consultores em Aleitamento (ILCA) insta mães, trabalhadores de saúde e comunidade em geral para promover, apoiar e proteger a amamentação.

O aleitamento materno fornece aos lactentes anticorpos maternos que podem ajudá-los a combater doenças e se protegerem de viroses.

O ILCA apóia as recomendações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), "Guia Médico - A mulher grávida e a gripe suína: Considerações para clínicos, que aconselham as mães em aleitamento materno, continuar a amamentação mesmo que estejam tomando medicações antivirais, quando indicado.

A guia do CDC está disponível em http://www.cdc.gov/swineflu/clinician_pregnant.htm
recomenda que mães que amamentam e fiquem doentes com a gripe, tomem medidas para minimizar a exposição do bebê, incluindo a lavagem das mãos e cubram a boca/nariz com uma máscara.

O CDC também relata que se desconhece o risco de transmissão da gripe suína da mãe para o bebê através do leite materno.

De acordo com Jim Smith, presidente da ILCA, muitos médicos especialistas acreditam que, quando os sintomas da gripe se manifestam na mãe, seu bebê já tenha sido exposto. Fornecer anticorpos humanos e de outros fatores protetores através da amamentação ajuda a proteger o bebê. Além disso, verifica-se que a fórmula infantil (leite em pó), aumenta o risco de diarréia e infecções nos lactentes.

Embora não haja vacina específica contra a gripe suína, a vacina contra a gripe influenza é segura e recomendada para as nutrizes – mães que estão amamentando.
"Nós pedimos que as famílias e prestadores de cuidados de saúde ajudem a promover, proteger e apoiar a amamentação durante este e outros momentos de emergência", disse Smith.

"Novas mães necessitam de informações precisas e apoio para continuar a fornecer os seus filhos a melhor proteção de todas o LEITE MATERNO."

Autor: ILCA - Tradução de Marcus Renato de Carvalho


Publicado originalmente no www.aleitamento.com em 2/5/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário