terça-feira, 30 de junho de 2009

SIM, O COLOSTRO É BOM!


Informe Especial do boletim da LLL(Maceió)maio-junho de 2009

Muitas pessoas acham que o colostro, esse primeiro leite que a mãe produz quando seu filho nasce, é inadequado para o bebê. Existe a crença de que faz mal, que não alimenta e até que traz prejuízo ao bebê; que é um “líquido” que se deve desprezar.
Nada mais distante da realidade. O colostro contém células vivas, o que o faz muito parecido em sua composição, ao sangue. Por exemplo, contém linfócitos que protegem o bebê contra muitas bactérias e vírus.
É rico em imunoglobulinas: cada litro de colostro contém 12g de Ig A, que protege o bebê especialmente de problemas intestinais e que à medida que ele cresce, vai diminuindo em quantidade.
Lactoferrina, que tem a capacidade de destruir as bactérias, lacto-albumina, lisozimas, carboidratos, lipídeos, nucleotídeos, fatores de crescimento, vitaminas, minerais e outros componentes, somam mais de 60, dos quais 30 são encontrados apenas no leite materno. Interrelacionam-se uns com os outros para ajudar ao bebê a se fortalecer e a responder às agressões do meio ambiente. Por isso, nos primeiros dias:

•Amamente com freqüência e o mais breve possível após o nascimento do bebê.

•Se não for possível amamentar nas primeiras horas, extráia com a mão ou com uma bomba umas gotas de colostro até que o bebê possa mamar por si mesmo.

•Tome líquido suficiente, o que for necessário para matar a sede. Coma alimentos nutritivos.

•Durma ao menos uma sesta durante o dia.

•Deixe que o bebê mame quando deseje, sem impor um horário. Os bebês mamam quando necessitam. Se o bebê mama quando deseja, recebe o colostro, esse primeiro leite com muita proteína, e pouca gordura e carboidratos. É tudo o que ele necessita durante os primeiros dias.

•Não se assuste se sentir que tem pouco colostro. É o normal. O colostro é produzido em pequeníssimas quantidades, entre uma ou quase três colherinhas por dia. Essa quantidade de colostro é tudo o que o bebê precisa.

•Pôr o bebê no mesmo quarto da mãe, desde o hospital, permite que ela perceba com rapidez seus sinais de fome sem deixá-lo chorar.

•Muitos bebês recém-nascidos pedem para mamar com freqüência, e demoram muito pouco na mama. Poderíamos dizer que, quando o bebê recebe o colostro, está treinando para a sucção mais adiante e está avisando à mamãe de suas necessidades de alimento.

•Fique rodeada de pessoas que a apóiem e a animem. A melhor ajuda que você pode encontrar é para ajudá-la com o trabalho de casa e a atenção dos demais membros da família. As visitas nos primeiros dias podem ser sufocantes para muitas mães. Limitá-las por uns dias, convêm ao descanso da mãe e propicia o conhecimento da nova dupla.

Lars Hanson, MD, Ph.D., Imunologia do Leite Humano: como a amamentação protege o bebê.
Texas, Estados Unidos.
Nuevo Comienzo, Janeiro – Março/2007.
Tradução: Pajuçara Marroquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário