sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DA AMAMENTAÇÃO



DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DA AMAMENTAÇÃO

Todo serviço de maternidade e de cuidado derecém nascidos deverão:
1. Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja comunicada periodicamente aos funcionários.

2. Treinar todos os funcionários para efetuar essa política.
3. Informar a todas as gestantes sobre os benefícios e a prática da amamentação aleitamento materno.
4. Ajudar as mães a começar o aleitamento na primeira meia hora após o parto.
5. Ensinar às mães como amamentar e como manter a amamentação mesmo  que ainda  sejam separadas dos seus bebês.
6. Não dar aos recém nascidos nenhum outroalimento nem bebida que não seja o leite ma-terno, fazê-lo só por indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto; deixar mães e bebês juntos as 24 horas do dia.
8. Estimular que a amamentação seja à livre demanda.
9. No dar mamadeiras, chupetas e outros bicos artificiais aos bebês amamentados.
10. Promover a criação dos grupos de apoio a  amamentação e encaminhar às mães aos mesmos.

WABA 201010
Vamos cumprir osPassos!
www.worldbreastfeedingweek.org

 
 Vamos cumprir os 10 Passos para o sucesso do aleitamento materno para que os Hospitais sejam amigos da criança e vamos tornar outros espaços amigos da criança; oferecer informação para apoio e a defesa do aleitamento materno e sugerir ações para os sistemas de saúde e comunidades, a nível local, nacional e mundial
.
--------------------------------------------------------------------------------

Pesquisas mostram que em todo o planeta,a melhor opção de alimentação é aquela que se inicia com aleitamento materno na primeira hora de vida, o aleitamento materno exclusivo por seis meses completos, e a alimentação complementar adequada, apropriada para a idade e segura a partir dos seis meses junto com aleitamento materno continuo por 2 anos ou mais
Amamentar melhora a saúde materna em curto e longo prazo; pode contribuir a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio com os quais muitos países e agências estão comprometidos, em particular o de n. 4: Reduzir a mortalidade das crianças e o de n. 5: Melhorar a saúde materna  VER: /www.un.org/spanish/millenniumgoals].
A UNICEF ressaltou recentemente que a redução da mortalidade infantil, de 13 milhões em 1990 a 8,8 milhõe sem 2008, deve-se em parte à adoção maciça de intervenções nas práticas de saúde como o aleitamento materno precoce e exclusivo.





 .Patrocínio: WABA = não aceita patrocínio nem financiamento de nenhuma índole das companhias fabricantes de substitutos do leite materno e produtos relacionados nem de alimentos infantis complementares.
 WABA estimula a todos os participantes daSemana Mundial do Aleitamento Materno respeitar, apoiar e unir-se a esta posição ética.WABA  a Aliança Mundial pro Aleitamento Materno(WABA) é uma coalizão mundial de pessoas,organizações e redes dedicada a proteção,promoção e apoio a amamentação em todo omundo, fundamentada na Declaração de Innocenti,nos Dez Passos para Nutrir o Futuro e na EstratégiaMundial da OMS/UNICEF para a Alimentação doLactante e da Criança Pequena. Suas principais associadas são: a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN),a Liga La Leche Internacional (LLLI), a Internacional LactationConsultant Association (ILCA), o Wellstart Internacional e aAcademy of Breastfeeding Medicine (ABM).
WABA tem statusconsultivo junto ao UNICEF, e como ONG tem status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas(ECOSOC).
Contatos:Waba - America LatinaCEFEMINAApartado 5355, 1000 San Jose - Costa RicaFax: 506-224 3986cefeminina@racsa.co.crIBFAN BrasilRua Carlos Gomes, 1513, Sala 02Jd. Carlos Gomes - Jundiai - SP - BrasilCEP: 13215-021 - Fax; (11) 4522 5658

Nenhum comentário:

Postar um comentário