segunda-feira, 4 de abril de 2011

APOIO ÀS MÃES QUE CONTINUAM AMAMENTANDO DEPOIS DE UM ANO

Recebi o boletim informativo da La Leche  League de Maceió ( Janeiro - Fevereiro 2011 Vol. 32 - N° 01) e transcrevo um dos artigos :

APOIO ÀS MÃES QUE CONTINUAM AMAMENTANDO DEPOIS DE UM ANO

As mães que continuam dando o peito depois de um ano de idade da criança enfrentam  numerosos problemas, sobretudo devido às críticas de quem acha que isso “não é normal” e as intimidam com todo tipo de doenças e catástrofes. Na realidade, não se sabe qual a idade  “natural” para o desmame no ser humano. Cada cultura tem seus próprios costumes, ainda que,  sem dúvida, nenhuma cultura desmama tão rápido como a ocidental do século XX. A  antropóloga americana Katherine Dettwyler tem abordado a questão a partir da zoologia  comparada, extrapolando uma hipotética idade do desmame no ser humano a partir dos dados  referentes a outros primatas, iniciando por vários parâmetros que se correlacionam de forma mais ou menos exata com a amamentação:

a) Segundo o peso ao nascer.

Dizem que os mamíferos desmamam quando tenham triplicado seu peso ao nascer. Isto só é válido para os animais pequenos; os animais de tamanho parecido com o nosso desmamam  após quadruplicar o peso ao nascer, o que seria aproximadamente aos dois anos e meio.   

b) Segundo o peso do adulto.

Muitos mamíferos desmamam ao alcançar aproximadamente a terça parte de seu peso adulto. Como em nossa espécie o homem adulto é maior, ele representaria um desmame mais  tardio: os meninos até os sete anos (ao alcançar os 23 kg.), e as meninas um pouco antes dos  seis anos (com 19 kg.)

c) Segundo o peso da mãe.

Os pesquisadores Harvey e Clutton-Brock encontraram que, em um grande número de  primatas, a idade do desmame em dias é igual ao peso da fêmea adulta em gramas multiplicado por 2,71. Aplicando esta fórmula a uma mãe de 55 kg, corresponderia a desmamar aos três anos e quatro meses.

d) Segundo a duração da gestação.

A relação entre a duração da amamentação e a duração da gestação é muito variável entre os primatas, mas parece depender do tamanho dos indivíduos. Nos pequenos, essa relação   pode ser inferior a dois; mas, entre nossos parentes mais próximos (em parentesco e tamanho), a  relação é de 6,4 para o chimpanzé e de 6,18 para o gorila. Se assumimos que para o ser humano essa relação deve ser também superior a 6, o resultado é um mínimo de quatro anos e meio de  amamentação.

e) Segundo a dentição.

O desmame pode ocorrer em muitos primatas perto da erupção do primeiro molar  permanente, o que corresponderia aos 6 anos no ser humano. Como conclusão, Dettwyler supõe que a idade normal do desmame no ser humano deve estar em algum ponto entre os dois anos e meio e os sete.

Carlos González

EnLLLace

Um comentário:

  1. oi claudia, achei o seu blog enquanto pesquisava sobre " baixa produção de leite/bebes 4 meses"
    aconteceu o seguinte comigo: meu leite desceu bem, ja na maternidade eu tinha grande produçao de leite, as enfermeiras viram meu potencial, me ensinaram corretamente e eu fui incentivada a doar leite, cheguei a doar 1.2lt por semana, mas quando a minha bebe completou 2 meses e 3 semanas, de uma hora para outra deu conta de todo o leite e nao sobrou mais para a ordenha. O problema é que agora que ela vai completar 4 meses, parece que o meu leite esta sendo insuficiente. A noite é a pior hora, hora que ela quer mamar mais e nao da tempo para as mamas encherem. Ja tomei levedo de cerveja, agua inglesa, plasil, syntocinon, tomo em media 3 lts de agua por dia mesmo assim nao esta ajudando...essa noite perdi o sono pensando que teria que introduzir leite artificial,
    eu acostumei minha filha no sistema da livre demanda, dava mama assim que ela solicitava, tinha vezes que as mamadas ocorriam de 40 em 40 minutos, e eu nunca me importei com isso pois tinha leite de sobra, o problema é que agora ela continua pedindo e estou com as mamas murchas...me ajude claudia, meu G.O disse que a ultima tentativa dele seria o Equilid, mas nao queria chegar a esse ponto, preciso de alguem que me de animo, e que tenha conhecimento de casos parecidos...meu nome é luciana e meu email é LS.MGTarrobaHOTMAIL.COM

    ResponderExcluir