quinta-feira, 12 de abril de 2012

AMAMENTANDO BEBÊS ADOTIVOS

"Amamentar é muito mais do que nutrir a criança ,é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia, e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe" ( Organização Mundial da Saude-(OMS) e World Health Organization -2007)
site da imagem:http://alimentosaudeinfantil.wordpress.com

 
Antes de ser mãe, nem me passava pela cabeça a possibilidade de uma mulher amamentar uma criança que não fosse gerada em seu ventre. Porém, um belo dia , após ter meu 1o filho, vendo uma reportagem na TV, me deparei com índias amamentando bebês e crianças que não haviam sido geradas por elas. Num primeiro momento, achei que seria mesmo" coisa de índio"! Anos mais tarde, estudando sobre amamentação, vi que isso seria totalmente possível e que, também seria, de certa forma, simples de fazê-lo, desde que a mãe e a família estivessem totalmente apoiados, orientados e desejando a amamentação.
Bom, já está amis do que claro os inúmeros benefícios da amamentação para mãe, bebê, família, sociedade, mundo, planeta.
 Amamentar um filho que não foi gerado, traz além desses benefícios, a criação do vínculo .
 O contato físico que a amamentação proporciona, é uma via para expressar afetividade e a oportunidade de estabelecer um vínculo que foi " rompido" com a mãe biológica por inúmeros motivos!
Como amamentar um bebê adotivo?

*Utilizando-se da "relactação" ou " método para reindução da lactação" ou "lactação adotiva": esse método exige uma grande  motivação por parte da mãe, pai e família  e apoio  constante  de  profissionais que trabalhem com amamentação , de grupos que apoiem e incentivem a amamentação e de grupos de pais adotivos.
*Antes da chegada do bebê , a mãe já pode ir se preparando através de massagens e compressas mornas nas mamas. O uso de medicamentos que ajudem a induzir a produção de leite materno ,deve ser supervisionado por um médico especialista.
*Depois da chegada do bebê , o essencial para produzir leite materno, é colocar o bebe para mamar atraves da relactação em todos os horários de mamada, além disso, manter ordenhas manuais ou ainda usando  bombas elétricas,caso seja uma opção da mãe .
O objetivo maior da amamentação adotiva, é o da formação de vínculo mãe - filho; é o contato físico entre mãe e bebê ! Esse vínculo pode ser estreitado de outras formas também: uso de sling/kepina, cama compartilhada, amamentar sem roupas(mãe e bebê), massagens no bebê (Shantala).
Inicialmente a mãe pode amamentar de forma mista ou parcial (ou seja, oferecendo outros tipos de leite ao bebê),mas pode chegar á amamentação exclusiva!
O ideal é que não seja oferecido mamadeiras e bicos artificiais, para que não atrapalhe o estabelecimento da amamentação,uma vez que são formas diferentes de sugar.O ideal é oferecer o leite num copinho .
Nas mães adotivas a produção de leite segue aumentando ainda até o sexto mês. A maioria das mães conseguem amamentar seus filhos adotivos com seu próprio leite pelo menos, cobrindo a metade das suas necessidades.
O estímulo da sucção aumenta os níveis de ocitocina e prolactina (hormônios que produzem e ejetam o leite materno) na mulher , e como efeito secundário, a mãe pode  observar irregularidades ou ausência de menstruação( o que comprova que o processo está indo bem. )
Reforço a importância da mãe ter uma rede de apoio que leve á ela segurança,cuidado, orientações corretas e que a família busque se informar para saber ajuda´-la nos momentos de insegurança/dúvidas.

Onde buscar ajuda?

No Rio de Janeiro- em todas as maternidades públicas que possuam Banco de Leite Humano, Banco de leite Humano do IFF, Grupo de Mães Amigas do Peito,Clínica Interdisciplinar de Apoio á Amamentação.
Em Sâo Paulo, existe o grupo PRAMAMA, que funciona no Hospital Maternidade Interlagos ( http://www.hminterlagos.com.br/banco_leite/pramama.htm) e o Grupo de Mães Matrice (http://matrice.wordpress.com/)
Projeto Acolher.
http://neonatologiakk.blogspot.com/2009/11/amamentacao-adotiva-um-vinculo-que.html





Vamos ajudar mães adotivas a amamentarem seus bebês??



















Nenhum comentário:

Postar um comentário