quinta-feira, 12 de abril de 2012


Porque o leite materno continua sendo o alimento ideal para bebês e crianças mesmo após os seis meses de idade?



                     Foto site: matricewordpress.com- Cora aos 07 meses

O Leite Materno é um alimento de alta qualidade. O leite materno é um alimento nutricionalmente e energeticamente rico, além do mais, é facilmente digerido. O leite materno contém fatores que ajudam na própria absorção de nutrientes.

Bebês que continuam sendo amamentados não terão fome. Bebês que mamam regulam seu próprio consumo de alimento; quando eles estão com fome eles procuram o seio, choram para serem amamentados. Quando a amamentação não restrita continua juntamente com a introdução de novos alimentos, os bebês continuam controlando quanto devem comer. Se eles não gostam de uma comida específica, ou se o alimento é oferecido de uma forma insuficiente, eles podem tomar mais leite materno.

O leite materno contém fatores de proteção.  Os fatores anti-infecciosos do leite materno protegem contra doenças e reduzem a severidade quando estas acontecem. Esta proteção continua a ser útil depois dos seis meses porque a alimentação com outras comidas e bebidas pode expor bebês maiores a mais infecções e patologias decorrentes da alimentação numa época em que o próprio sistema imunológico da criança está ainda em maturação. Algumas proteções continuam mesmo que a amamentação diminua para poucas mamadas por dia.
Amamentação ajuda na recuperação de doenças. Bebês doentes frequentemente não sentem vontade de comer, mas eles geralmente querem mamar.Dessa forma, as mães podem responder aos ataques da doença confortando e alimentando com o terapêutico leite materno. Fatores de crescimento do leite materno reaparam rapidamente os intestinos depois da diarréia .(Em caso de bebês amamentados estarem tão doentes que não queiram mamar, eles precisam ser levados imediatamente a uma unidade de saúde).


 O relacionamento especial entre mãe e bebê continua. Amamentação propicia um envolvimento emocional para mães e bebês que é valioso e prazeroso. Tal processo, através da amamentação continuada,se estende depois dos 6 meses.


fonte: WABA - Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno

Nenhum comentário:

Postar um comentário